Home > Bem-Estar > Como aliviar o estresse

Como aliviar o estresse

Muitas pessoas sofrem de estresse e identificam-no como um problema grave, mas não tem que ser! De certa forma, o estresse pode ser saudável. Faz-nos bem sentir algum estresse no nosso dia-a-dia de forma a existir um desafio a cumprir e assim fornecer um estímulo e agir para ultrapassar esse desafio.

Porém, existem situações em que o estresse é superior à nossa capacidade de aguentá-lo e deixa de ser saudável, causando um problema na nossa vida! O estresse também provoca danos tanto físicamente como mentalmente.

A capacidade de aguentar alguns níveis de estresse difere de pessoa para pessoa! Algumas pessoas são capazes de viver toda a sua vida sob estresse e adaptam-se com facilidade a todos os obstáculos que vão surgindo mesmo que seja sob estresse, enquanto outras pessoas podem se sentir debilitadas facilmente quando submetidas a um evento estressante. Também é sabido que pessoas que vivem sob estresse diariamente e que já estão habituadas a lidar com isso, têm mais facilidade em suportar episódios estressantes do que pessoas que só vivem situações de estresse raramente.

Existem várias formas de aliviar e combater o estresse para que se sinta mais calmo! Veja aqui algumas técnicas de relaxamento e algumas terapias alternativas e naturais para reduzir o seu estresse!

Quando estamos sob estresse, existe um aumento no nosso corpo de adrenalina, noroadrenalina e corticosteróides. Estas hormonas quando estão elevadas, não são nada simpáticas para o nosso corpo, provocando tensão muscular, enjoos e náuseas, um aumento do ritmo respiratório e do ritmo cardíaco e ainda aumento de peso! Sim, o estresse provoca aumento e peso!

Quando o estresse se prolonga durante algum tempo, existem algumas complicações que podem vir a surgir, tais como:

Porque ficamos com estresse? Quais as causas?

Existem inumeras causas e fatores que provoquem o estresse! Este pode ser causado por problemas internos, tais como problemas no trabalho, problemas financeiros ou familiares ou até mesmo o seu relacionamento. Também pode ser causado por fatores externos, tais como viver num local muito ruidoso com muita agitação, a sua presença em locais com muita confusão como shoppings ou festivais. O estresse também pode surgir depois de uma mudança radical no seu estilo de vida, como é o caso de um divórcio ou separação, um novo emprego, a mudança de casa, etc… Quando existe a morte de alguém próximo também existe a possibilidade de viver os próximos dias sob estresse ou quando está a aproximar uma data importante na sua vida!

Se o seu estresse está relacionado com o seu trabalho, poderá ler o nosso artigo para Aprender como relaxar durante o trabalho.

Apesar de ser semelhante, a ansiedade não é o mesmo que o estresse! Porém, podem surgir as duas em conjunto e devido à mesma situação. Normalmente quando está esperando algum resultado de algo importante, quando está a chegar a hora de fazer algo determinante na sua vida, são eventos em que a ansiedade e o estresse surgem em simultâneo.


Existe tratamento para o estresse? Como o podemos aliviar?

Os médicos aconselham e sugerem a prática de exercício físico para aliviar e combater o estresse! Trabalhar durante menos horas também é um excelente medida para aliviar este problema de saúde. O principal tratamento para o estresse será mesmo combater a sua origem e procurar alternativas que melhorem o seu estado. Caso não consiga identificar a origem do seu estresse, o melhor é consultar um psicólogo para verificar o problema. Mas o essencial para conseguir controlar este problema é o relaxamento e a alteração do estilo de vida!

Em relação à alteração do estilo de vida, converse com o seu médico ou psicólogo para identificar o principal problema e tentar corrigi-lo! Caso o seu problema seja falta de relaxamento, vamos dar-lhe aqui algumas dicas de medicinas alternativas e técnicas de relaxamento para ajudar a aliviar o seu estresse!

Tratamentos alternativos para combater e aliviar o estresse

Existem vários tratamentos complementares para aliviar o estresse! Muitos deles são tratamentos naturais e relaxantes que ajudam a atingir um estado mais calmo e por consequência a aliviar a sua tensão causada por este problema de saúde que está presente em grande parte da população mundial!

Aromaterapia

A aromaterapia ajuda a aliviar o estresse através de uma mistura de óleos essenciais que contenham gerânio, lavanda,  e bergamota em óleo de amêndoa doce. Esta combinação pode e deve ser usada num banho relxante!

Naturopatia

Este é um dos melhores tratamentos para a situação de estresse! As técnicas de relaxamento e a fitoterapia ajudam a tranquilizar! Também são aconselhados o consumo de suplementos vitamínicos e de minerais, pois eles são muito utilizados e fazem falta no nosso organismo quando ele se encontra sob estresse.

Massagem

Como todos sabemos, as massagens são uma excelente técnica de relaxamento e claro, também ajudam a combater o estresse… Relaxa não só o corpo, como também a mente e o espírito, oferecendo um sentimento de paz, calma e bem-estar à pessoa! Através da massagem, o sistema nervoso reduz a preocupação pelos problemas negativos que estão a causar o estresse, reduzindo assim as palpitações e a hipertensão.

Quiroprática

Quando está sob estress, os pontos mais fracos são na coluna, gerando uma tensão muscular geral, dores no pescoço, na região lombar, dores de cabeça e enxaquecas. Estas dores causadas pelo estresse, podem ainda causar mais estresse por não ajudarem em nada a aliviar a tensão, por isso, o tratamento quiroprático irá ajudar a aliviar as dores sentidas nestas áreas e assim reduzir o estresse acumulado.

Fitoterapia e chás para o estresse

O chá de tília, nêveda, era-cidreira ou camomila são excelentes para o estresse por possuirem um efeito calmante! Se está a precisar de se acalmar, fazer um destes chás é o ideal. Se pretender um relaxante ainda mais forte, também tem a infusão de escutelária, valeriana ou primavera. Existem ainda chás com plantas restauradoras tais como verbena e erva-de-são-joão.