Home > Doenças > Dengue – Causas, Sintomas, Tratamento e Pervenção

Dengue – Causas, Sintomas, Tratamento e Pervenção

Causada por um vírus, a dengue é uma doença que tem como principal sintoma febres elevadas (acima de 39ºC). Esta doença é transmitida através de um mosquito que existe em mais de 100 países, maioritariamente tropicais, por todos os continentes com a exceção do continente Europeu.

Os primeiros sintomas da Dengue são semelhantes a uma gripe e muitas vezes confundidos com ela!

A doença é considerada perigosa uma vez que pode evoluir para estados mais graves e levar a choques podendo provocar a morte.

O melhor tratamento e cura para a dengue é a prevenção e a eliminação de locais propícios à reprodução do mosquito que transporta a dengue.

Existem dois tipos de Dengue (Clássica e Hemorrágica), existindo algumas diferenças entre ambos, embora o segundo tipo seja uma evolução num estado mais grave do primeiro tipo. Para além destes dois estados, a complicação mais grave provocada por esta doença é um Síndrome de Choque que pode levar à morte.

Dengue Clássica

É a forma mais comum e o mais simples deste problema de saúde que por vezes o paciente pensa ter gripe ou constipação, quando na verdade está infetado pelo vírus da dengue. Esta forma dura entre 5 a 8 dias e causa febres, fraqueza, dores, etc…

Dengue hemorrágica

Esta forma é um estádio mais avançado da anterior e é mais comum em pessoas que têm problemas a nível da coagulação do sangue. Neste caso, se não existir uma rápida intervenção médica, a dengue pode provocar a morte. A dengue hemorrágica também é mais comum em pessoas que foram infetadas mais do que uma vez. Em relação aos sinais e sintomas, são bastante semelhantes aos da dengue clássica, contudo, a partir do 3º dia começam a surgir sangramentos.

Quando este tipo está num estado avançado, o doente começa com quedas de tenção, palidez, tonturas, batimentos cardíacos fracos e acelerados e perda de consciência podendo levar ao síndrome do choque.

O que causa a Dengue? – Como é transmitida?

Ao contrário do que se pensa, a dengue não é uma doença contagiosa entre as pessoas, ou seja, não é transmissível de uma pessoa para outra. Para existir a transmissão da dengue, é necessário a existência de um mosquito. Quando o mosquito pica alguma pessoa que esteja com dengue, passados entre 10 a 14 dias, esse mosquito ficará com o vírus da dengue para sempre.

Quando o mosquito fica com o vírus em si, ao picar uma pessoa saudável, irá transferir o vírus da dengue para essa pessoa. Após essa picada, passados no mínimo 3 dias e máximo 15 dias, a pessoa vai começar a manifestar os primeiros sintomas da dengue.

A dengue é mais comum no verão porque a transmissão desta doença não acontece quando a temperatura é abaixo dos 15ºC. A melhor temperatura para que esta transmissão ocorra é entre os 30º e os 32ºC. Apesar de preferir altas temperaturas, o mosquito costuma picar com mais frequência no período da manhã ou ao final da tarde, uma vez que “foge” do sol forte do dia.

Sinais e sintomas da Dengue, quais são?

Na dengue, os sintomas iniciam-se de um momento para o outro entre 3 a 15 dias após a picada do mosquito (geralmente é no 5º ou 6º dia). Assim que os sintomas se iniciam, eles têm um duração aproximadamente de 5 a 8 dias.

Tenha atenção aos sintomas e procure ajuda médica se desconfia ter sido infetado com este vírus!

Sintomas mais comuns da dengue clássica:

  • Febre elevada (superior a 39ºC);
  • Dores de cabeça;
  • Dores abdominais;
  • Dores no corpo (ossos e articulações);
  • Dor de cabeça;
  • Dores nos olhos;
  • Sensação de cansaço;
  • Tonturas acompanhadas de náuseas e vómitos;
  • Manchas na pele.

Sintomas mais comuns da dengue hemorrágica:

Neste tipo de dengue os sintomas são muito semelhantes aos anteriores, porém, a febre baixa passados 3-4 dias e começam a aparecer hemorragias na pele e nos órgãos. Quando a febre termina, começam a surgir outros sinais:

  • Dores abdominais;
  • Vômitos;
  • Palidez;
  • Manchas na pele;
  • Sonolência alternado de agitação;
  • Confusão mental;
  • Dificuldade em respirar;
  • Diminuição da pressão arterial;
  • Boca seca e muita sede.

Quando começam a surgir sinais de insuficiência circulatório o caso começa a ser mais grave, podendo causar um estado de choque na própria pessoa. Esses sinais são:

  • Dor abdominal muito forte e contínua;
  • Pulsação acelerada e fraca;
  • Alterações na temperatura corporal e suores;
  • Palidez;
  • Perda de consciência

Tratamento contra a Dengue

A dengue não tem nenhum tratamento propriamente indicado para acabar de vez com a doença. Os tratamentos indicados são apenas para aliviar os sintomas sentidos. Os principais medicamentos receitados são o paracetamol ou metamizol. Ambos os medicamentos são indicados para reduzir a febre e aliviar as dores por possuírem ação antipirética e analgésica.

Quando existe uma suspeita de dengue, ou quando se tem a confirmação do mesmo, devem ser evitados medicamentos que contenham efeito anticoagulante por poderem aumentar a probabilidade de ocorrerem hemorragias. Esses medicamentos são o ácido acetilsalicílico (aspirina) e os anti-inflamatórios não esteróides (diclofenaco, ibuprofeno, etc).

Para evitar uma desidratação causada pela dengue, é muito importante que exista uma ingestão de muitos líquidos e com elevada frequência.

No caso da dengue clássica, a febre irá durar entre 5 a 8 dias e a fraqueza e dores musculares podem permanecer durante mais alguns dias, ou até mesmo semanas. Porém, com o tempo a pessoa vai recuperando e acaba por ficar curada, uma vez que a dengue clássica não é fatal.

Por outro lado, quando os sintomas da dengue estão presentes em crianças pequenas, quando existe desidratação elevada, sangramento (no naríz, boca ou gengiva), e/ou sintomas associados a um possível choque (queda de pressão arterial, palidez, perda de consciência) deverá procurar um médico com urgência, uma vez que corre o risco de morte.

Prevenção contra a Dengue

Como já foi explicado, a dengue é transmitida apenas através de um mosquito. A fêmea coloca os ovos em locais quentes e úmidos e em apenas 48 horas o embrião está desenvolvido. Em apenas 10 dias, o mosquito se torna adulto e após 2 dias na fase adulta já se pode reproduzir.

O método mais eficaz e a melhor forma de prevenir deste mosquito é eliminar a probabilidade de existir contato com mosquitos que possam transmitir a Dengue.

Uma vez que esses mosquitos depositam os ovos em águas paradas e limpas, evite ter esse tipo de águas perto da sua casa. Lagos, garrafas, poças no quintal, pratos de vasos de plantas, são tudo locais onde é possível encontrar águas paradas e onde os mosquitos podem colocar os seus ovos! Evite os mosquitos eliminando a possibilidade de acumular águas nesses locais.

O uso de repelentes também é uma estratégia muito utilizada para evitar a aproximação de mosquitos. Quando se trata da Dengue, não devemos arriscar em usar repelentes caseiros como é o caso do cravo-da-índia, citronela, óleo de soja, etc… Estes repelentes podem ser eficientes ou repelir alguns dos mosquitos “comuns”. Porém, contra ao mosquito que transmite a Dengue, este tipo de repelentes não são tão eficazes sendo que o melhor é mesmo utilizar um repelente adquirido numa farmácia.