Uma dor de estômago pode ter diversas causas e nunca é bem vinda. Causa mau estar, perda de apetite, dores desconfortáveis, por vezes sensação de vômito, queimação, ou outros sintomas pouco agradáveis.
É difícil generalizar uma dor de estômago, pois este tipo de dores pode surgir tendo em conta a sua causa, e o seu tratamento também deverá variar de acordo com a causa que está provocando essa dor.
Ainda assim, se sentir fortes dores de estômago, que não passem com remédios, que sejam acompanhadas de vômito com sangue, ou se ao mesmo tempo tiver fezes muito escuras e com um cheiro bastante intenso, deve procurar um médico! Estes sinais podem ser indicativos de hemorragias no sistema digestivo e o tratamento deve ser adequado para essa situação.
Se nenhum dos sinais anteriores se verificar, então deve-se identificar o que poderá estar causando a dor de estômago.
Causas da dor de estômago
A dor no estômago pode surgir antes ou depois de comer… Pode surgir a qualquer hora, e pode ter diversos fatores que agravam a situação. Assim, estas são as principais causas que podem estar a provocar dor no estômago:
1- Má digestão
Se tiver digestão lenta, após comer algo, podem surgir dores de estômago, principalmente quando o alimento é pesado, como é o caso de frituras, alimentos gordurosos, bolos, chocolates, enchidos, embutidos e outros alimentos de digestão lenta.
Nesta situação, os gases e a dor de estômago são os primeiros sintomas a surgir. Existe a possibilidade de a bactéria H. Pylori estar presente, o que causa um atraso na digestão.
2- Gastroenterite
Se a sua dor de estômago estiver acompanhada de diarreia, então gastroenterite poderá ser uma das causas dessa dor. Deve beber muita água (e/ou chá) procurando também se alimentar com arroz branco e frutas.
Se sentir febre ou vômitos, deverá procurar um médico, pois poderá estar com alguma infeção, e será necessário recorrer a outro tipo de tratamento.
3- Gastrite, Úlcera ou Refluxo
Sempre que tem dor de estômago e azia após comer, mesmo que seja algo leve, provavelmente está sofrendo com um destes tipos de problema. Geralmente, quando a dor é acompanhada de vômito, poderá mesmo indicar gastrite ou úlcera, muitas vezes provocada por intoxicação alimentar.
Nesta situação deverá evitar alimentos muito pesados (frituras e churrascos), assim como alimentos embutidos, alimentos ácidos e outros que possam promover o aumento da acidez do estômago.
Evite também se deitar logo após comer, ou caso se deite, procure manter a cabeça levantada, numa posição próxima do sentado, para evitar que os sucos gástricos subam no trato digestivo.
4- Pancreatite ou Colecistite
Pode ser este o caso, quando sente dores fortes e constantes que não aliviam de jeito nenhum e permanecem mesmo que fique sem comer. Quando esta dor é insuportável, deve procurar um médico o mais rapido possível para efetuar exames.
5- Endoscopia
Muitas pessoas têm receio de fazer endoscopia com medo de ficar a sofrer com dores de estômago. É verdade que quando é feita uma endoscopia, terá que ter o estômago vazio, e por essa razão, ele estará encolhido. Para que o exame possa ser feito, o médico irá injetar ar para o seu estômago para ele inchar e poder fazer o devido exame. Quando esse exame termina, vai estar com o estômago cheio de ar, provocando arrotos e algumas dores desconfortantes. Porém, será apenas uma questão de horas até a situação ficar normalizada, mas este exame pode mesmo provocar dor de estômago.
Caso a dor dure por mais de 48 horas, deverá mesmo procurar ajuda médica.
6- Excesso de anti-inflamatórios
Os efeitos gastrointestinais dos anti-inflamatórios são um dos principais efeitos secundários desta classe de medicamentos. O Ibuprofeno é um dos mais conhecidos, e pode mesmo ser um dos principais responsáveis das dores de estômago.
Para evitar as dores de estômago causadas pelos anti-inflamatórios, só deverá tomá-los após ter comido algo! Nunca ingira remédios anti-inflamatórios sem antes se alimentar.
Remédios para dor no estômago
Quando sofre de dor de estômago, muitas pessoas não sabem que remédios devem tomar, pois tudo depende da situação.
Há quem opte por tomar anti-inflamatórios, mas esse é um erro enorme, uma vez que este tipo de remédios piora as dores, principalmente se estiver de estômago vazio.
Existem vários remédios indicados para a dor de estômago. O remédio que toma, depende da situação que está a provocar a sua dor de estomago. Desta forma, antes de procurar qualquer remédio que seja, deverá sempre entrar em contato com o seu médico ou farmacêutico para que possa ser indicado o melhor remédio para si.
Estes são alguns remédios usados para dores de estômago:
Antiácidos
Algumas das dores de estômago são provocadas pela azia e queimação devido ao suco gástrico presente no estômago. Os remédios antiácidos, diminuem a produção desse líquido existente no estômago, evitando que eles provoquem mais dores e desconfortos.
Alguns exemplos destes remédios são:
- Omeprazol;
- Lansoprazol;
- Pepsamar;
- Ranitidina.
Protetores da mucosa gástrica
Este tipo de remédio, cria uma barreira protetora nas paredes do estômago, evitando agressões. Este tipo de remédio deve ser utilizado quando existem úlceras.
Antiemético – Remédio para enjoo e má disposição
Estes remédios aceleram o trânsito intestinal, diminuindo o tempo que os alimentos permanecem no estômago.
São bastante utilizados para os casos de vômitos e enjoo. Alguns destes remédios são a Domperidona e Metoclopramida.
Chás para dor de estômago
A dor de estômago também pode melhorar com o recurso a alguns chás.
Alguns chás que aliviam este desconforto são:
- Chá de alface;
- Chá de dente-de-leão;
- Chá de aroeira;
- Chá de artemísia.
Pode tomar 3 a 4 vezes por dia este chá, sendo que em jejum e no intervalo das refeições é a melhor hora para tomar.
Lembre-se que deverá se aconselhar com o médico antes de tomar qualquer um destes remédios!

