Home > Doenças > Caxumba – Causas, Sintomas e Tratamento

Caxumba – Causas, Sintomas e Tratamento


A caxumba surge como um inchaço de lado na cara devido à presença de um vírus que atua nas glândulas que “fabricam” a saliva.

Caracterizado por um inchaço, a caxumba, também chamada de papeira ou parotidite causa um grande desconforto mas só surge uma única vez na vida!

É mais frequente a caxumba surgir em crianças e adolescentes do que nos adultos, apesar de também ser possível, e quando isso acontece nos adultos, requer uma especial atenção, porque pode ser grave!

Ainda assim, é possível aliviar a caxumba usando remédios caseiros e em poucos dias essa doença irá sumir e nunca mais irá atrapalhar.

Causas da Caxumba

Uma infeção por vírus é a principal causa da caxumba. Este vírus é contagioso, sendo que o método mais fácil de transmitir para outras pessoas é através da saliva, quer seja através de um beijo ou simplesmente conversar próximo de alguém que esteja afetado pelo vírus.

Outra forma de ficar contagiado pelo vírus é usar determinados objetos já utilizados por outras pessoas, como é o caso de talheres, copos, alimentos, escova de dentes, ou qualquer outro objeto que possa estar contaminado com saliva de alguém portador do vírus da caxumba.

Principais sinais e sintomas da Caxumba

O sinal que é obvio e caraterístico da caxumba, é o próprio inchaço da cara, na área da bochecha, devido ao inchaço das glândulas salivares. Para além de inchado, a região afetada também se encontra quente e causa alguma dor.

Os sintomas não aparecem logo assim que está infetado, e até aparecem os primeiros sintomas da caxumba, podem passar entre 2 a 3 semanas desde o dia em que foi infetado.

Para transmitir o vírus para outra pessoa, não é necessário ter sintomas, pode transmitir logo no dia que ficou infetado, mesmo sem saber que está com o vírus, ou seja: Imagine que foi infetado hoje pelo vírus. A partir do momento em que ficou infetado, já pode transmitir o vírus para outras pessoas através dos talheres, copos, ou outros objetos pessoais que estejam em contato com a sua saliva. Apesar de já poder estar contaminando outras pessoas, só daqui a 2-3 semanas é que irá começar a sentir os primeiros sintomas.

Em alguns casos, o vírus não ataca muito forte, e as pessoas acabam por sentir sintomas leves. Para além do sintoma típico da caxumba (o inchaço), também podem surgir:


  • Dores de cabeça e febres superiores a 38ºC;
  • Cansaço intenso;
  • Perda de apetite;
  • Dor ao falar, mastigar, engolir, rodar o pescoço, tossir, espirrar, etc…

Se a caxumba não for devidamente vigiada e tratada, pode evoluir para casos de surdez. Um caso alerta também é quando a caxumba aparece em jovens que já passaram a fase da puberdade. Nestes casos, pode surgir uma inflamação e um edema nos testículos (para homens) ou nos ovários (para mulheres). Se isso acontecer, deverá procurar um médico, caso contrário pode evoluir para estágios mais graves podendo até causar infertilidade.

Tratamento da caxumba e como aliviar sintomas

Tal como as restantes doenças causadas por vírus, o nosso corpo irá eliminar a infeção viral. A caxumba dura entre 2 a 3 semanas até ser eliminada e deixar de sentir os sintomas causados por ela. Assim que estiver livre desse problema, o corpo ficará imune a jamais irá ficar novamente com caxumba.

Não existem tratamentos específicos para a caxumba, pois o nosso corpo é o melhor tratamento para curar e eliminar esse problema.

Apesar de não ter um tratamento eficaz contra a caxumba, o melhor que pode fazer é aliviar os sintomas para não se sentir tão desconfortável. Assim, para aliviar os sintomas, deverá:

  • Ficar em repouso;
  • Não sair de casa nem ficar em correntes de ar para evitar esfriados;
  • É importante manter-se hidratado – beba água!
  • Evite as bebidas ácidas (suco de frutas cítricas), ou outros alimentos ou sucos que façam salivar;
  • Aplique uma tolha molhada em água quente ou fria na cara, para aliviar a dor;
  • Tome um medicamento analgésico como o Paracetamol.

Remédios Caseiros para Caxumba

Existem alguns remédios caseiros que podem ser um alívio nas dores e no desconforto causados por esta doença, podendo ainda acelerar o processo de recuperação e tratamento deste problema que tanto incómodo causa.

Creme de gengibre

Junte 3 colheres de sopa de gengibre em pó em água morna até formar uma pasta. Aplique este creme sobre a área inchada.

Popla de Aloé Vera

A polpa do aloé vera é excelente para aliviar os sintomas. Basta aplicar sobre o inchaço até começar a setntir um alívio dos sintomas.

Água do arroz com gengibre

Pode parecer estranho, mas a água da cozedura do arroz, juntamente com 1 colher de chá de gengibre em pó, é um remédio caseiro excelente para o tratamento da caxumba.

Beba entre 2 a 3 copos desta água por dia e logo terá a caxumba quase curada!

Caxumba tem vacina?

Sim, existe uma vacinação contra a Caxumba! Apesar de a caxumba só ocorrer uma vez na vida de um indivíduo, algumas pessoas preferem não correr riscos e querem tomar a vacina. Não tem qualquer mal, e assim o seu corpo já estará prevenido contra o vírus da caxumba e assim que ele aparecer, o corpo irá eliminá-lo logo, sem que você sinta quaisquer sintomas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *