Home > Problemas de Saúde > Dente do siso doendo – Como aliviar a dor?

Dente do siso doendo – Como aliviar a dor?

Podem surgir sem quaisquer problemas, assim como podem aparecer causando dores insuportáveis – falamos dos dentes do siso.

Estes dentes por vezes não têm espaço para crescer, acabam por deformar os restantes dentes de forma a conseguirem um espaço para poderem emergir na gengiva. Porém, esse não é o único problema dos dentes do siso. Eles são os últimos a nascer, surgem entre as idades 17 e 22 anos e estão localizados no maxilar. Normalmente são 4 dentes (1 de cada lado na parte superior e inferior do maxilar).

A sensação do dente empurrando as gengivas para nascer pode ser dolorosa, e a dor do dente do siso pode ser controlada e aliviada em casa, com remédios caseiros ou medicamentos de venda livre.

Dicas para aliviar dor do dente do siso

As dores de dentes são das piores que se podem sentir. A remoção do dente pode ser uma ajuda para aliviar e resolver o problema. No entanto, existem também diversos tratamentos que podem ajudar a fazer a dor sumir.

Se a dor for mesmo muito forte, ou se notar que algo não está correto, se surgir febre ou outras complicações adicionais, deverá consultar o seu dentista para que ele possa avaliar a situação e proceder à remoção dos dentes do siso ou aconselhar o tratamento mais adequado.

Caso seja uma dor apenas do rompimento da gengiva devido ao nascimento do dente, pode aplicar alguns tratamentos.

1. Gel anestesiante

Um gel que causa dormência e deixa a gengiva anestesiada, ajuda a diminuir a dor e a sensibilidade. Estes géis são vendidos em farmácias e geralmente o principio ativo utilizado é a benzocaína.

Este tipo de remédio pode ser aplicado diariamente nas gengivas doloridas e normalmente a dor é aliviada durante todo o dia. O uso deste remédio deve ser aconselhado e indicado pelo seu médico ou dentista.

2. Ibuprofeno

Este remédio é um anti-inflamatório utilizado precisamente para reduzir a inflamação causada. Desta forma também irá diminuir a dor sentida nas gengivas associada ao desenvolvimento dos dentes do siso.

Estes anti-inflamatórios são úteis no controlo da dor, porém, a consulta com o seu dentista ou aconselhamento acerca da sua toma é essencial.

3. Gelo

Pode colocar um pouco de gelo na face, no local da gengiva que está a doer. Não coloque o gelo diretamente sobre a pele, coloque uma toalha ou pano entre o gelo e a sua face.

Pode aplicar o gelo várias vezes por dia, em intervalos de 15 minutos, até que a dor diminua.

4. Bochechar com água salgada

A água salgada é um excelente desinfetante natural. Estudos realizados comprovaram que bochechar com água salgada reduz as bactérias na cavidade bocal.


Por vezes o excesso de bactérias presentes nas gengivas podem causar dor. O enxaguar a boca com uma solução salina, vai reduzir essa infeção e consequentemente reduz o desconforto sentido.

Para preparar esta solução, basta adicionar 2 a 3 colheres de chá com sal, num copo de água morna. Após dissolver o sal na água, coloque a água na boca durante alguns segundos, bocheche com alguma potencia e depois deite fora. Este procedimento pode ser feito 2 a 3 vezes por dia até a dor começar a diminuir.

5. Cebola para os dentes

Foram realizados estudos que comprovaram a eficácia das cebolas no alivio da dor de dentes. Este alimento tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que ajudam a reduzir o inchaço e a combater infeções.

Para usar a cebola no alivio da dor de dentes deve seguir os seguintes passos:

  1. Cortar um pedaço de cebola;
  2. Colocar na boca e mastigar do lado em que sente a dor;
  3. Mastigue durante alguns minutos até que a dor comece a diminuir, depois cuspa a cebola.

O suco da cebola vai atuar na região onde sente dor, reduzindo a inflamação e combatendo as bactérias nocivas.

6. Sacos de chá

Os taninos presentes nos sacos de chá, têm propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Assim, os sacos de chá são também um aliado para combater inchaço e infeções bacterianas.

Pode usar os saquinhos de chá como remédio caseiro, colocando diretamente na boca na região onde sente a dor, ou gelando o saco de chá previamente, de forma a ter uma maior eficácia.

Para isso, basta colocar um copo de água e o saco de chá dentro do copo. Leve à geladeira durante uns minutos até que a água fique gelada. Após isso, retire o saco de chá e coloque na boca na região onde sente a dor. O frio e o saquinho de chá ajudam a reduzir a dor.

Devemos remover os dentes do siso?

Por vezes os tratamentos podem não ser os mais indicados ou não ter eficácia no combate à dor provocada pelo dente do siso. Quando tal acontece, deve consultar o seu dentista e aconselhar-se acerca do melhor tratamento para a sua situação.

Por vezes, a remoção destes dentes é a alternativa mais eficaz disponível. O dente pode ser removido como qualquer outro dente. O médico dentista irá utilizar anestésico local na área afetada e procede à remoção, como se nem sentisse nada. É um procedimento simples para os dentistas, que dura apenas alguns minutos.

Após a remoção é normal que a gengiva fique dolorida e essa dor vai acentuar conforme a anestesia vai passando. Esta dor pode permanecer durante cerca de 1 semana, mas o médico deverá receitar remédio antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios para prevenir essas dores.