Dor no quadril lateral é um termo muito usado para especificar a dor que se sente no lado externo do quadril.
Esta dor pode começar de repente ou começar com um pequeno incómodo e progressivamente se tornar uma dor constante.
Muitas pessoas têm esta dor durante a noite. Esta dor é mais comum nas mulheres que nos homens, e pode desenvolver-se entre os 40 e os 60 anos de idade .
Uma das causas principais é de lesão por uso excessivo mas também pode aparecer derivado de outras causas.
Causas comuns de dor no quadril à noite
Esta dor como já vimos anteriormente pode ser causada por diferentes condições, sendo que, estas afetam a articulação do quadril, o tecido circundante e os músculos subjacentes.
Grande síndrome da dor trocantérica
Os músculos glúteos, são os que ficam ao redor das nádegas. Uma força excessiva nos músculos glúteos pode causar uma maior fraqueza na frente do quadril e este ter de compensar o esforço e poder estabilizar a articulação.
Tamanho esforço, faz com que os tendões que fazem a ligação dos músculos glúteos ao quadril e à pelve estiquem em demasia, provocando uma dor no quadril, mais conhecida por síndrome da dor trocanteriana. (GTPS)
Este síndrome mais conhecido pela sigla GTPS envolve particularmente os tendões e os sacos (bursas) que cercam o trocanter maior, que é a relevante massa óssea do quadril.
Uma lesão nesses tendões e/ou nas bursas pode causar dor e sensibilidade no quadril, principalmente durante o período da noite.
Bursite
Bursas são pequenos sacos cheios de líquido que atuam como almofadas, ajudando a reduzir a fricção na articulação do quadril. A bursite ocorre quando as bolsas ficam inflamadas.
A inflamação das bolsas causa dor no quadril que se espalha parte exterior da coxa. Essa dor forte e intensa pode piorar durante a noite.
Veja também: Bursite – bolsa inflamada – Causas, Sintomas, Tratamento e Cura
Tendinopatia
Denomina-se Tendinopatia a qualquer doença dos tendões. Os tendões do quadril são o elo de ligação entre os músculos da glútea e a pelve.
Juntos, trabalham para estabilizar a pelve e apoiar a mobilidade do quadril durante as tarefas do dia-a-dia, como caminhar e subir as escadas.
Os tendões no quadril podem inflamar-se ou romper devido a compressão ou sobrecarga forte, sem ter tempo para recuperarem. Isso pode causar dor no quadril durante a noite.
Quando sentados de pernas cruzadas, ou de pé com todo o peso em um único quadril pode igualmente causar a tendinopatia e dor no quadril.
Osteoartrite
A osteoartrite da articulação do quadril é outra causa comum de dor no quadril durante a noite. A osteoartrite é um resultado do “desgaste” relacionado com a idade do tecido conhecido como cartilagem que circunda as extremidades dos ossos.
À medida que a cartilagem no quadril se desgasta, os ossos no quadril esfregam um contra o outro, o que leva a inflamação, inchaço e dor.
A osteoartrite pode provocar rigidez e dor do quadril, o que dificulta as tarefas do dia-a-dia. A dor do quadril pode se propagar para as nádegas ou para baixo da perna, afetando a mobilidade e pode ser dolorosa à noite.
Causas relacionadas ao exercício
O exercício extenuante – como futebol, corrida ou dança – foi associado ao aumento do risco de dor no quadril. Isso pode ser devido a uma série de condições, incluindo bursite, tendinopatia ou lesão na banda iliotibial, uma faixa de tecido que liga a pelve e o osso da canela.
Uma mudança recente na frequência do exercício também pode ser um gatilho para lesão ou dor no quadril.
Outras causas comuns da dor no quadril
- Idade: Tanto a osteoartrite quanto a bursite trocantérica são mais comuns em adultos mais velhos. As pessoas que se encontram na menopausa e as mulheres pós-menopausa também estão em maior risco de dor no quadril durante a noite.
- Sobrepeso e obesidade: As pessoas com excesso de peso ou obesidade são mais propensas a contrair a osteoartrite, pois suas articulações têm que lidar com mais pressão do aumento do peso corporal.
- Acidente ou lesão: a dor do quadril à noite pode ser provocada por uma lesão que desloca a articulação do quadril ou um acidente, como sair da articulação.
- Dor no joelho, pelve ou costas: uma pessoa pode sentir dor de outras áreas do corpo no quadril ( dores refletidas). Por exemplo, a dor nas costas causada pela pressão sobre um nervo também pode ocorrer no quadril.
Tratamento da dor no quadril
É possível tratar-se a dor do quadril à noite, fazendo pequenas mudanças no exercício e nas rotinas de sono, bem como a adopção de um estilo de vida mais saudável.
Se estes exercícios não funcionarem ,outras soluções de alivio da dor estão disponíveis no mercado.
Para melhorar deve fazer o seguinte:

Exercício
- Fortalecimento dos músculos do quadril, coxa, pélvis e glúteo com exercícios que envolvem o movimento dessas áreas de um lado para o outro;
- Respeitar o período de descanso nas atividades e exercícios que possam agravar a dor no quadril e nos tendões, como corrida ou caminhada em terrenos acidentados;
- Escolher uma atividade de baixo impacto, como natação ou ciclismo, em vez de exercícios de alto impacto, como corrida ou aeróbica;
- Fazer aquecimento antes do exercício e alongamentos após o exercício, para evitar que os músculos e os tendões, tenham que trabalhar mais do que necessário;
- Use calçado apropriado ao correr.
Um fisioterapeuta pode recomendar exercícios específicos para aumentar a força e flexibilidade do quadril.
Dormir
Altere a sua posição normal de dormir. Isso pode diminuir a sua dor no quadril.
Senão vejamos o seguinte:
Deite-se de costas. Esta posição leva a menor compressão entre os quadris;
Ao deitar-se de um dos lados, coloque um travesseiro entre as pernas para manter as pernas paralelas fornecendo um verdadeiro apoio dos quadris, a pelve e a coluna vertebral.
Adquira um colchão de espuma. Isso pode fazer uma melhora significativa no suporte e distribuição do peso de forma mais uniforme para minimizar a pressão sobre os quadris.
Mudanças de estilo de vida
Algumas mudanças de estilo de vida simples podem ajudar a reduzir a dor do quadril à noite:
Evitar estar longos períodos com as pernas cruzadas;
Tentar não ficar com peso em um só quadril empurrando o peso unicamente para um dos lados;
Manter um peso saudável.
Gestão da dor
Podemos aliviar e controlar a dor do quadril de diferentes formas:
- Tomar medicamentos anti-inflamatórios sem receita médica ( NSAIDs ), como o ibuprofeno, o naproxeno ou a aspirina, podem ajudar a reduzir a dor e controlar a inflamação;
- Aplicar gelo no quadril após o exercício para evitar dor e inchaço;
- Usar uma almofada de calor ou uma garrafa de água quente na área afetada durante alguns dias;
- Levar uma injecção de corticosteróide pode proporcionar alívio temporário, mas pode não resolver a causa da dor do quadril;
- Fazer uma massagem pode relaxar os músculos das costas e dos quadris.
Dor no quadril à noite durante a gravidez
Durante a gravidez, é bastante comum que as gestantes experimentem alterações significativas nos níveis hormonais e igualmente no seu corpo.
Uma dessas alterações é a dor no quadril ou pelve, à medida que os músculos e os ligamentos relaxam e se esticam antes do parto.
Quando está grávida, a melhor posição para dormir é de lado. Os especialistas recomendam colocar um travesseiro entre as pernas, o que pode ajudar a suportar os quadris e a parte inferior das costas e evitar o rolamento.
Outras causas menos comuns de dor no quadril durante a gravidez são:
- Um rasgão no anel de cartilagem que amortece a articulação do quadril, pode causar enorme dor , porque o osso esférico pode sair do lugar. Reparar esse rasgão pode exigir cirurgia.
- Uma hérnia, onde um órgão ou tecido empurra um ponto fraco no músculo ou tecido circundante. A pressão adicional sobre o abdômen durante a gravidez pode causar uma hérnia;
- As gestantes que estejam preocupadas com dor no quadril durante a gravidez, devem informar o seu médico ou parteira, ou marcar uma consulta para serem vistas por um fisioterapeuta.
Prevenção

Algumas medidas preventivas para reduzir o risco de dor no quadril à noite:
1# Evitar actividades repetitivas que provoquem compressão nos quadris;
2# Perder peso se houver sobrepeso ou obesidade;
3# Manter a força e flexibilidade na articulação do quadril, exercitando-se com total segurança;
4# Não fazer esforços desnecessários – Se sentir que não aguenta o exercício pare de imediato;
5# Uso de calçado apropriado quando fizer exercício físico.
Quando devo ir ao médico?
Sempre que a dor for persistente, e que tenda a piorar ou a se espalhar por outras áreas do corpo como sendo os joelhos, a pelve ou a parte inferior das costas deve consultar o médico.
Se alguém está tomando NSAIDs a longo prazo, mas os medicamentos não ajudam a aliviar a dor do quadril, deve fazer uma consulta para conversar com o seu médico sobre as melhores opções de medicamentos alternativos.
Para um diagnóstico minucioso da dor do quadril, é provável que o médico prescreva um teste de imagem, como um raio-X, para poder analisar com maior precisão o que está causando a dor no quadril.
Conclusão
Em alguns casos, a dor no quadril é imprevisível e faz parte integrante do processo de envelhecimento.
O exercício moderado com calçado apropriado e a manutenção de um peso saudável, ajudam a proteger os ossos e as articulações.
Fazer ambas as coisas é muito provável que a dor no quadril melhore substancialmente.
Qualquer pessoa que sofra dor no quadril à noite deve tentar melhorar a posição de dormir e o colchão. Adquirir um colchão de espuma, que pode ser comprado on-line, pode fazer uma grande diferença no conforto e aconchego do quadril.
Se a dor não melhorar, deve marcar uma consulta para ver seu médico assistente e aconselhar-se sobre as melhores opções de tratamentos para o seu incómodo físico.


