Home > Doenças > Misofonia – Causas, Sintomas e Tratamento

Misofonia – Causas, Sintomas e Tratamento

A Misofonia (Síndrome de Sensibilidade Seletiva do Som) é uma doença ainda pouco conhecida que está a afetar uma parte da população mundial podendo até ser confundida com outros problemas de saúde.

No nosso dia-a-dia existem muitos sons que nos rodeiam e por serem tão comuns nem nos lembramos que estamos a ouvi-los passando despercebidos. Um carro a andar, uma mota a passar, uma ambulância na cidade, alguém no computador a teclar, o som de mascar uma chiclete ou goma, uma torneira pingando, a vizinha aspirando a casa, o vento assoprando, são vários exemplos de algo que passa no nosso dia-a-dia e ignoramos por serem coisas “normais” da vida. Porém, existem pessoas que reagem de uma forma incómoda a alguns barulhos.

Há quem não suporte com esses sons do quotidiano que chegam a provocar pânico, irritabilidade e raiva. Isso significa que a pessoa sofre de Misofonia.

Existem pessoas que confudem a misofonia com a hiperacusia, mas são doenças bem distintas! Na hiperacusia, o indivíduo capta diversos sons de uma forma anormal causando até uma dor física. Na misofonia a irritabilidade surge devido à repetição dos sons que são intoleráveis por um indivíduo.

Causas da Misofonia

Por ser uma doença descoberta recentemente e ainda pouco estudada, as causas ainda não são totalmente conhecidas, mas sabes que esta enfermidade tem causas neurológicas onde os sons são confundidos no sistema nervoso central (SNC), provocando determinados sintomas incomodativos.

Sintomas da Misofonia

Apesar de ser mais comum no final da infância, a doença pode surgir em qualquer idade. Normalmente os primeiros sintomas surgem após ouvir um som específico, tal como o som de um carro a buzinar, um clique de uma caneta, um vidro a partir, tossir, falar mastigando, assobios, estalar os dedos, objeto caindo no chaõ etc… E a partir daí, todos os sons que surgirem podem agravar os sintomas. Os sintomas mais comuns são:

  • Irritabilidade;
  • Raiva;
  • Pânico;
  • Agir com violência;
  • Batimentos acelerados;
  • Calor;
  • Suores.

Os pacientes, muitas vezes não conseguem controlar estes sintomas não tendo qualquer controle nas suas ações.


Tratamento para a Misofonia

Uma vez que é uma doença reconhecida recentemente (em 2010), a esta síndrome ainda não tem nenhum tratamento específico e eficaz para terminar com os problemas, porém, existem alguns métodos que são capazes de reduzir os efeitos provocados por este problema de saúde.

Uma das formas de conseguir controlar um pouco deste problema, é através da Psicoterapia que irá funcionar como um tratamento sintomal, reduzindo os principais sintomas da doença. Existem ainda outras terapias, que podem ser aconselhadas pelo médico, capazes de reduzir a intensidade de alguns dos sintomas.

Técnicas de relaxamento são uma boa hipótese para tentar controlar os sintomas desencadeados pela misofonia. O relaxamento pode ser conseguido através da meditação, do controlo da respiração, da prática de exercícios físicos regularmente, a prática de yoga, etc…

Manter uma alimentação saudável e equilibrada também é essencial para controlar estes sintomas de irritabilidade que surgem após ouvir determinados sons.

Existem alguns indivíduos que sofrem desta doença e no seu dia-a-dia, para conviver com este problema, têm consciência de que podem magoar físicamente ou mentalmente as pessoas que se encontram por perto e tentam ao máximo ignorar determinados sons. Por vezes, evitam passar em locais que têm conhecimento de existirem sons que podem provocar um ataque de pânico ou raiva, ou então, para se distraírem do som ambiente que tanto incomoda, usam uns phones nos ouvidos com música para que nenhum outro som incomode.

Se sofre com este problema de saúde, não deixe de ir ao médico nem de conversar sobre este síndrome. Conversar sobre a sua situação pode ser benéfico para si e até para o seu médico conhecer mais o seu caso e tentar ajudá-lo através de algumas terapias ou de dicas para por em prática no seu quotidiano para conseguir ultrapassar a situação.

 

Pessoas que sofrem de Misofonia são pouco sociais, têm dificuldade em conviver com os outros, de fazer novas amizades, perdem a coragem de sair de casa, têm vergonha, etc…  Se for o seu caso, não desista de procurar ajuda nem de experimentar diferentes métodos de controlar os sintomas sentidos, pois só assim terá capacidade para vencer esse problema de saúde que prejudica e muito a sua vida!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *