Os nódulos musculares são pequenas áreas de músculos que podem ser dolorosas ao toque. O termo médico para os nódulos musculares é o ponto de gatilho miofascial.
Esses nós ocorrem quando as fibras musculares ou as bandas de tecido denominadas fáscia, ficam tensas e comprimidas. Os médicos classificam os pontos de gatilho como ativos ou latentes. Com pontos de gatilho ativos, uma pessoa não precisa tocar o próprio ponto de gatilho para que seja doloroso. Os pontos de gatilho latentes só são dolorosos se alguém os pressionar.
Os pontos de gatilho de Miofascial podem causar dor e afetar a amplitude de movimento, de modo que o indivíduo deve sempre tentar tratá-los o mais urgentemente possível.
Sintomas
Os nódulos musculares podem se desenvolver em qualquer lugar do corpo onde o músculo ou a fáscia estiverem presentes.
Ao toque os nódulos podem sentir-se pequenos e duros. Uma pessoa pode ter que pressionar profundamente em seu tecido conjuntivo para sentir os nós ou pontos de gatilho.
Os pontos de gatilho geralmente causam o que os médicos chamam de dor referida. ( a dor referida é a dor em área distante da lesão tecidual). Quando uma pessoa pressiona o ponto de gatilho, a dor se espalha do ponto de gatilho para músculos próximos.
Às vezes, o músculo pode se contrair ou se mover quando o nó é pressionado.
Esse sintoma ajuda a diferenciar um ponto de gatilho de um ponto mais macio. Um ponto macio é uma área que só dói no local pressionado, e a dor não irradia para outros músculos.
Partes no corpo onde os nódulos ou nós musculares geralmente ocorrem, incluem:
- Músculos da panturrilha;
- Parte inferior das costas;
- Pescoço;
- Canelas;
- Ombros.
A parte mais comum de nós musculares é o músculo trapézio. Este músculo tem uma forma de triângulo do pescoço ao meio das costas e do ombro.
Tensão e nó nos músculos do trapézio muitas vezes ocorrem devido ao estresse e baixa postura.
Nódulo ou nó muscular também pode causar sintomas adicionais:
1# Dor no maxilar;
2# Dor lombar;
3# Zombido nos ouvidos;
4# Cefaleia de tensão.
Principais causas
1# Estresse e tensão;
2# Lesões relacionadas a levantamento de coisas pesadas e movimento repetitivo;
3# Má postura;
4# Permanência prolongada no leito ou muito tempo sentado (constrangido);
Um individuo que se mantem muito tempo sentado e inativo no trabalho pode desenvolver nós musculares devido a ficar na mesma posição por longos períodos de tempo.
Fatores de risco
Profissionais de saúde identificaram vários fatores de risco para as pessoas com maior probabilidade de poderem padecer de pontos de gatilho, tais como:
- Uma dieta deficiente em vitaminas e sais minerais;
- Dificuldade em dormir ou insônia;
- História de problemas e lesões articulares;
- Postura deficiente;
- Estilo de vida sedentário, não activo;

As pessoas que praticam esportes ou trabalham com as mãos também podem estar em risco porque se envolvem em actividades com movimentos repetitivos.
Repetidamente, fazer o mesmo movimento pode causar tensão e nó ao longo do tempo.
Remédios Caseiros para Nódulos Musculares
Este tipo de remédios são muitas vezes a primeira linha de tratamento para este tipo de problema. O indivíduo deve começar por avaliar por que seus nódulos musculares podem ter ocorrido.
Se os nódulos musculares se devem a uma sessão prolongada ou a uma lesão muscular anterior, fazer alongamentos em intervalos regulares pode ajudar a reduzir a tensão muscular.
Outras opções de tratamento:
- Aplicando uma almofada de calor coberta de tecido macio ou um pedaço gelo dentro de uma toalha e colocar na área afectada;
- Exercícios aeróbicos, como natação, saltos e bicicleta estática para afrouxar os músculos comprimidos;
- Tomar medicamentos anti-inflamatórios, como o ibuprofeno para reduzir a dor muscular;
Se o estresse é a causa dos nós musculares, podemos tomar outras medidas, que incluem:
- Relaxar, fazer alongamentos e respirar profundamente durante o dia;
- Fazer exercício físico 30 minutos por dia;
- Ler um livro ou ouvir música com as pernas esticadas;
- Dormir mais e melhor à noite;
- Fazer pelo menos 15 a 30 minutos por dia de técnicas de relaxamento, como meditação ou exercícios de ioga suaves.
Auto-Massagem como tratamento
Pode a todo tempo empurrar ou massajar o nódulo, aplicando uma pressão constante no ponto de pressão. Com pressão suficiente, o nó começará a ceder e a ficar mais pequeno, podendo até a vir a desaparecer.
Colocar uma bola de tênis entre as costas e a parede ou o chão e rolar suavemente na bola para massajar os músculos.
Pode usar-se igualmente um rolo de espuma para massajar o músculo e trabalhar o nó.
Tratamentos
Se os remédios caseiros não reduzirem os sintomas dos nós musculares, os tratamentos profissionais estão disponíveis. Estes visam alisar os nódulos musculares e reduzir a dor.
Tratamentos possíveis:
- Terapia a laser de baixo nível;
- Vibração mecânica;
- Ultra-som pulsado de baixa intensidade;
- Massagem terapêutica;
- Injeções no ponto-gatilho com anestesia local, esteróides ou solução salina.
Menos comum, mas igualmente eficaz, o profissional de saúde pode recomendar o uso de um método de “estiramento e pulverização”. Isso envolve a pulverização com uma solução fria no músculo afectado.
A temperatura fria pode reduzir temporariamente a dor e qualquer inchaço, permitindo que a pessoa pressione e estique o nó muscular, e possa haver uma maior mobilidade da parte do corpo afectada.
Prevenção
Praticar uma boa postura e praticar actividades físicas regulares são excelentes formas de prevenir os nódulos musculares.
Muitos nódulos se desenvolvem a partir do traumatismo muscular repetido, portanto, uma pessoa pode querer se praticar diferentes tipos de actividade para evitar o uso excessivo dos mesmos músculos. As actividades podem incluir nadar um dia e caminhar no próximo.
Um médico ou fisioterapeuta pode ajudar a garantir que o individuo esteja tendo as posturas corretas quando se exercita ou trabalha.
Avaliar maneiras de praticar uma melhor postura e forma de estar pode ajudar a prevenir lesões musculares e nódulos musculares.
Conclusão
Os nódulos musculares ou os pontos de gatilho miofascial geralmente podem ser tratados com remédios caseiros simples e os alongamentos.
No entanto, alguns nós podem ser dolorosos o suficiente para interferir com a vida quotidiana e as actividades do individuo.
Quando este é o caso, deve consultar seu médico para diagnóstico adequado e tratamento. Quando secorrige a causa subjacente, poderão melhorar a sua postura, reduzir a tensão e prevenir os nódulos musculares no futuro.


