Home > Problemas de Saúde > Pele entre os dedos dos pés a sair – Causas e tratamentos

Pele entre os dedos dos pés a sair – Causas e tratamentos

A pele entre os dedos dos pés por vezes podem começar a sair. Algumas pessoas preocupam-se demasiado com esta situação, outras nem tanto. Será que é caso de preocupação?

De todo o corpo, os pés são aqueles que sofrem mais desgaste. São eles que estão em contato com o chão, são eles que suportam todo o nosso peso e merecem um cuidado superior àquele que muitas pessoas dão. O soltar da pele entre os dedos dos pés, pode ser normal ocasionalmente, mas por vezes, também pode ser razão para um cuidado redobrado.

Por vezes este sinal pode estar a ser um alerta sobre alguma complicação com os pés, infecções, alergias ou até mesmo outras condições. Já de seguida vamos ficar a conhecer todas as causas e tratamentos.

Causas de pele entre os dedos dos pés estar a sair

São vários os problemas que podem dar origem a esta situação. Eles são:

1. Dermatite de contato

Esta é uma das principais causas que podem levar à descamação da pele entre os dedos do pé. Muitas pessoas usa sapatos sem meias, e esses sapatos têm materiais como borrachas, adesivos e corantes.

Este tipo de materais pode causar irritação no pé provocando reações alérgicas. Quando está irritada, a pele começa a descamar e a sair.

A dermatite de contato não é contagiosa de pessoa para pessoa mas pode-se espalhar de uma área do corpo para outra.

Os principais sintomas da dermatite de contato incluem:

2. Pé de atleta

Outra das condições que pode levar a problemas com a pele nos dedos dos pés é a doença de pé de atleta. Qualquer possa pode obter este problema de pele, até mesmo quem não é atleta… O fungo causador de pé de atleta é chamado de Trichophyton, está presente na pele e é inofensivo. Ainda assim, ele existe em maior quantidade em locais úmidos, como vestiários, chuveiros e piscinas públicas.

Um ambiente quente e úmido é o ideal para que este fungo comece a crescer e desenvolver. Os calçados fechados, sem possibilidade de deixar o pé respirar também são um ambiente ideal parao fungo crescer e desenvolver pé de atleta.

Esta doença é transmissível de pessoa para pessoa através do contato direto ou ao toque com superfícies contaminadas.

Os principais sintomas do pé de atleta incluem:

  • pele rachada;
  • coceira;
  • vermelhidão;
  • secura;
  • descamação da pele.

3. Pé de trincheira

Conhecido como pé de trincheira ou pé de imersão ocorrer quando os pés se encontram úmidos e frios por um longo período de tempo.

Esta situação causa danos nos tecidos, podendo se tornar ainda mais complicada atingindo nervos, vasos sanguíneos e provocar descamação da pele. Esta doença não é contagiosa.

Os principais sintomas do pé de trincheira incluem:

  • coceira;
  • formigamento;
  • dor;
  • bolhas.

4. Não secar os pés após lavagem

Depois de tomar banho ou lavar os pés, é importante limpar bem entre os dedos dos pés. Muitas pessoas esquecem deste pequeno detalhe, esta região se não for bem limpa, vai permanecer úmida e quente, e pode proporcionar o crescimento de fungos inofensivos que existem na pele dos pés, que acabam causando problemas. Esse tipo de problemas podem levar à descamação da pele entre os dedos dos pés.

Tratamentos

O tratamento mais indicado depende da sua causa. Existem medicamentos à base de hidrocortisona que diminui a inflamação e a coceira.

Por outro lado, se o problema estiver relacionado com infeções fúngicas ou bacterianas, o médico deverá prescrever pomadas ou cremes antifúngicos ou antibiótico.

Outro tipo de tratamentos para esta condição incluem:

Medicação tópica

Aplicar cremes e pomadas que contenham hidrocortisona entre os dedos pode ajudar a tratar esta complicação.

Por outro lado o problema estiver a ser causado por um fungo (como é o caso do pé de atleta), então um creme antifúngico deverá ser o mais indicado para tratar a pele naquela região. Existem cremes antifúngicos à venda sem necessidade de receita médica. Contudo, se o problema estiver grave, não deixe de visitar um médico!

Evite alergenos que possam causar dermatite

Como foi dado o exemplo, alguns sapatos podem causar dermatite de contato devido aos materiais com que são feitos. Evitar esse tipo de calçado ou outros produtos que possam causar alergias e dermatite de contato, é uma forma de aliviar o incómodo causado pela pele a sair no meio dos dedos do pé.

Use compressas frias

A pele a sair no meio dos dedos dos pés causa coceira e por vezes alguma queimação. Utilizar compressas frias no meio dos dedos entre 15 a 20 minutos, cerca de 3-4 vezes por dia pode ajudar a aliviar estes sintomas.

Prevenção

Existem coisas que a própria pessoal pode fazer para impedir que a pele entre os dedos do pé solte, tais como:

  • Secar bem entre os dedos dos pés após lavar;
  • Usar meias quentes quando o tempo está frio;
  • Usar chinelos em vestiários e piscinas públicas;
  • Evitar usar sapatos muito apertados;
  • Não compartilhar sapatos ou meias com outras pessoas.