O nosso estômago encontra-se revestido, e uma gastrite é precisamente uma inflamação desse revestimento das paredes do estômago.
Para casos mais simples, esta inflamação pode ser tratada e curada recorrendo apenas a remédios caseiros e naturais.
São diversas as causas que podem levar a uma gastrite, tais como:
- Consumo abusivo de bebidas alcoólicas;
- Infeções frequentes;
- Estresse;
- Presença da bactéria H. Pylori (Helicobacter Pylori);
- Uso de anti-inflamatórios e analgésicos durante muito tempo.
Um problema de gastrite causas imenso desconforto, e em algumas situações é necessário recorrer ao médico para que seja feito um tratamento com remédios para curar esta doença. No entanto, também existe a possibilidade de tratar e aliviar estes problemas de estômago através de remédios caseiros em casa.
Melhores remédios caseiros e naturais para a gastrite
É certo que nem todos os remédios caseiros vão ser 100% eficazes. Porém, terá que selecionar aqueles que considera serem mais benéficos para si e experimentar! Certamente vai sentir melhoras na gastrite se seguir o tratamento destes remédios naturais:
1. Evite alimentos que irritam as paredes do estômago
Uma gastrite não é mais que uma inflamação nas paredes do estômago. Assim, o consumo de alimentos com características anti-inflamatórias vão ajudar a reduzir a dor e o desconforto causado por esta doença.
Por outro lado, alimentos que geralmente causam inflamações, são os alimentos propícios a desencadear maior desconforto e dores de estômago. Veja a lista abaixo sobre os alimentos que deve evitar para não correr mais complicações de gastrite:
- Alimentos processados;
- Alimentos com glúten;
- Alimentos ácidos;
- Lacticínios;
- Alimentos com muito açúcar;
- Alimentos picantes;
- Álcool.
2. Suplementos de extrato de alho para gastrite
Alguns estudos realizados, concluíram que suplementos de extrato de alho podem ajudar a reduzir os sintomas dolorosos causados por esta doença. Estes remédios existem à venda em ervanárias, no entanto também pode experimentar em casa. Basta esmagar um alho cru e comê-lo ou ingerir o alho inteiro com um copo de água, como se de um remédio se tratasse.
3. Use probióticos
Estes alimentos ajudam a melhorar a digestão assim como a regular os movimentos do intestino. Estes suplementos contém bactérias benéficas que são importantes no trato digestivo, ajudando também a eliminar a bactéria H. Pylori.
O exemplo de alimentos probióticos que ajudam a aliviar a gastrite são:
- Iogurtes naturais;
- Kimchi;
- Kefir;
- Kombucha;
- Chucrute.
4. Chá verde com mel
Um estudo realizado acerca do uso de chá verde morno com mel em problemas de estômago, mostrou que beber chá verde pelo menos uma vez por semana, ajuda a reduzir significativamente a presença da bactéria H.Pylori no trato digestivo.
O mel, por conter propriedades antibacterianas, também é importante no alívio dos sintomas e ajuda a combater a infeção.
5. Faça refeições leves
Refeições pesadas e com elevadas teor calórico e bastantes carboidratos, acabam por sobrecarregar o seu estômago, agravando as dores da gastrite.
Faça refeições pequenas, leves e mais regulares ao longo do dia, para que o processo digestivo seja feito de forma lenta e facilitada, reduzindo assim os sintomas da gastrite.
6. Evite fumar e se expor a fumo do tabaco
O fumo do tabaco é um grande causador de inflamações e infeções. Os seus compostos nocivos no estômago, causam danos graves, aumentando o desconforto e mau estar causado pela gastrite.
Para além disso, o fumo do tabaco é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de câncer de estômago.
7. Evite excesso de analgésicos e anti-inflamatórios
Remédios como aspirina ou ibuprofeno, causam elevados danos nas paredes do estômago, irritando-as e causando dores de estômago.
Para além destes remédios poderem ser uma das causas do desenvolvimento de gastrite, eles ainda causam problemas no estômago e dores nessa região.
8. Reduza o estresse e desenvolva técnicas para relaxar
Um outro causador de gastrite e agravante dos seus sintomas, é o estresse. Ele vive com todos nós no dia a dia, mas para pessoas que sofrem de gastrite, evitar o estresse, relaxar e manter-se aliviado, é o melhor tratamento.
Para relaxar, evitar o estresse e descontrair, experimente ir num massagista para receber massagens. A massagem é um excelente relaxante natural que ajuda a descontrair os músculos e até mesmo psicologicamente.
A meditação, ioga e exercícios de respiração são outros exercícios também importantes que podem ajudar a relaxar, reduzindo o estresse que tem acumulado, e assim, aliviando os sintomas dolorosos causados pela gastrite.
Como prevenir sintomas da gastrite
Nos tópicos anteriores abordamos várias formas de poder aliviar os sintomas da gastrite. Mas melhor que aliviar, é não sentir mesmo qualquer dor no estômago!
Assim, para que não sinta problemas estomacais relacionados com este problema de saúde, considere:
- Evitar aqueles alimentos que sabe que vão causar dor;
- Evitar alimentos “pesados” e com um teor de carboidratos elevado;
- Evitar fumar e fumo do tabaco;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Procurar técnicas de relaxamento de forma a reduzir o estresse e a descontrair;
- Mantenha um peso saudável;
- Evite o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
Ainda assim, se mesmo procurando todas as ajudas naturais para aliviar os sintomas, e continua sentido dor de estômago, o melhor será consultar um médico.
Conversando com o médico, poderá fazer alguns exames de forma a entender se realmente é uma gastrite ou se existem outras complicações associadas, como é o caso da presença da bactéria H. Pylori. Certamente, após a consulta com o médico, serão receitados medicamentos indicados para o tratamento do problema.