Home > Problemas de Saúde > Tosse Seca – Tratamento com Remédios Caseiros

Tosse Seca – Tratamento com Remédios Caseiros

Tem tosse? Sente um mal-estar permanente? Uma dor no peito e a garganta a arranhar? – Significa que está a sofrer com tosse seca!

Quer saber como pode acabar com esta enfermidade que tanto transtorna a nossa qualidade de vida? Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer algumas dicas que farão com que a tosse acabe e o liberte da dor e do mau estar que tanto nos transtorna.

A tosse é considerada uma doença do trato respiratório superior (vias respiratórias), e é uma enfermidade que normalmente tem o seu pico, ou seja, existem mais ocorrências, à noite e pela manhã. Ela surge principalmente no inverno e quando a temperatura sofre uma diminuição brusca de um dia para o outro.

As maiores vítimas desta doença são as crianças e os idosos que apresentam defesas reduzidas, e não conseguem prevenir-se atempadamente contra este tipo de doença.

Veja também: Remédios Caseiros para a Tosse no Bebê e Crianças

A tosse pode ser motivada por diferentes causas:

  • Podemos ter tosse se formos alérgicos à poeira;
  • Se formos alérgicos aos pelos dos animais e às penugens das aves;
  • Se houver reação alérgica aos pólenes, frequentes na chegada da Primavera e no principio do Outono;
  • Podemos igualmente ter tosse se formos portadores de doença cardíaca;
  • Em estados gripais e ou resfriados.

Doenças e situações onde a tosse aparece

Estados Gripais e Resfriados

Apresentam mau estar permanente, espirros, expetoração anormal, dores de cabeça, fraqueza, fadiga, dificuldade em respirar, febre, nariz entupido, costumam ser acompanhados de tosse, que dificulta o nosso descanso e o nosso sono. Acordamos muitas vezes durante a noite por impossibilidade de conseguirmos dormir. Sempre que a tosse for mais persistente que o normal devemos consultar um especialista, que fará alguns exames de diagnóstico para que possa tratar a doença a tempo de esta se transformar em algum outro problema mais grave de saúde.

Doença Pulmonar

Esta tipo de doença afeta os pulmões, que é habitualmente acompanhada de muita tosse, de febre muito alta, e que é originada pela falta de ar, dificuldade em respirar, dores agudas no peito, tosse permanente, que ocorre normalmente depois de um estado gripal.

Doença cardíaca

Este tipo de doença pode provocar tosse seca, sem que nenhum tipo de expetoração esteja associado a esta enfermidade. Não tem necessariamente que haver secreções. A tosse pode surgir de maneira súbita e ter o seu pico durante a noite. Assim e para que os pulmões não fiquem em risco e quando não se consegue parar a tosse através de medicamentos para o efeito, o médico irá fazer uma eletrocardiograma, para poder aferir qual a situação em que se encontra o coração e prescrever o tratamento mais adequado.

Alergias

As alergias aparecem normalmente quando nos encontramos em espaços com poeiras, onde andem no ar os pólenes próprios do início das estações da Primavera e do Outono, podem causar muita tosse pela irritação das vias respiratórias e igualmente secam a garganta. Fazem sentir-se durante o dia e à noite dificultando o nosso descanso.

Poluição

A poluição é igualmente uma das causas que pode provocar tosse seca, assim como o fumo que é expelido através do cigarro. Estes duas formas de poluição causam um enorme desconforto para quem não fuma, mas que ao entrar em contato com quem fume ou em espaços com muito fumo, provocam tosse e irritam a garganta e os olhos. Para evitar este tipo de poluição aconselha-se que consuma água, bebendo devagar e amiúde. Hidratar-se evita os picos de secura da garganta e consequentemente a tosse. Se a tosse se mantiver por mais de uma semana, ainda que depois de usados todos os tratamentos e remédios caseiros, aconselha-se a procura de um especialista, porque pode apenas e só estar a mascarar um problema mais grave de saúde


O que fazer para acabar com este sofrimento provocado pela tosse?

Existem várias formas para evitar que a tosse nos ataque e se torne insuportável:

a) Deve hidratar-se com frequência. Beber água e/ou infusões (chá), irá manter a garganta limpa e desimpedida de certas secreções que deixam a garganta seca;

b) A mistura de mel e leite quente, acaba igualmente por acalmar;

c) Faça nebulizações frequentes com óleos essenciais naturais, como sendo os de eucalipto, que vão ajudar a limpar as vias respiratórias e a manter o ar a circular. Se não tiver nebulizador pode usar uma tijela com água a ferver, juntar folhas de eucalipto e inalar o seu vapor;

d) Durma numa posição mais elevada. Dormir mais alto vai ajudar a manter a garganta limpa de secreções, aliviando a pressão da tosse;

e) Nas casas ou cómodos húmidos e com tendência para ficarem bolorentos, use os tão eficazes desumidificadores que serão uma grande ajuda para acalmar a tosse. Ambientes secos são mais eficazes no combate a este tipo de enfermidade;

f) Não beba bebidas geladas ou frias;

Como acabar com a tosse seca com remédios caseiros

1. Xarope de Cebola

O xarope de cebola é um dos mais conhecidos e mais usado como mezinha caseira que faz com que a tosse desapareça ou atenua em boa parte os seus efeitos. Assim e para que possa fazer uso desta maravilhosa bebida, basta fazer um orifício numa cebola grande verter algumas colheres de sopa de mel e deixar a macerar durante algumas horas para que o mel entranhe bem com os sumos da cebola. Tomar uma colher de sopa deste xarope sempre que sentir necessidade.

2. Xarope de Alho

Igualmente uma mezinha caseira é o xarope de alho. Numa tigela amasse cerca de uma cabeça de alhos com tomilho e azeite de oliva. Deve beber uma colher de sopa em jejum, pois é quando o seu efeito é mais eficaz.

3. Chá de ervas para a tosse

Faça uma mistura com anis, camomila, cravo da índia pois é igualmente um poderoso calmante para a garganta. A preparação faz-se através da fervura da camomila, e sem retirar do lume juntar os outros ingredientes e deixar ferver durante 5 minutos para que incorporem bem. Findo este período deixe o líquido repousar por mais 5 minutos. Coe e misture o liquido com mel e limão. Mexa bem. Deve beber 2 colheres de sopa 3x/dia. Terá uma melhoria significativa e num curto espaço de tempo.

4. Leite com mel

Outra bebida que pode sempre tomar, é o leite quente com mel e umas gotas que limão que acalma igualmente a tosse seca. Devido às suas propriedades antibacterianas e desinfetantes o mel é um poderoso aliado no combate também da tosse. O leite deve tomar-se morno para que não haja uma maior irritação da garganta e agravar o problema.

Em resumo:

Sempre que tenha tosse, deve evitar os espaços que contenham poeiras e fumos porque isso pode agravar este problema. Beba água, uma vez que hidratar-se faz com que a secura da garganta desapareça. Proteja-se contra os estados gripais e resfriados. A prevenção é sempre o melhor caminho a tomar pelo que vacine-se antes da chegada do Inverno e mantenha-se longe de pólen e outra poluição que irritam a garganta a causam obstrução das vias respiratórias.

Sempre que a tosse persistir mais do que uma semana é porque alguma coisa não estará bem, pelo que deve consultar um médico, para que se possa diagnosticar algum problema de saúde mais grave e se adeqúe atempadamente o melhor tratamento .