Home > Bebé > Remédios Caseiros para a Tosse no Bebê e Crianças

Remédios Caseiros para a Tosse no Bebê e Crianças

A tosse é bastante incomodativa e pode surgir com ou sem catarro.

Ela está muito frequente em resfriados ou gripes, e pode ser controlada com o recurso a remédios caseiros. Ainda assim, sempre que aparece em bebês e crianças, é importante a visita ao pediatra para apurar as causas.

A tosse é uma resposta “natural” do organismo para expulsar micróbios, pós, compostos químicos, limpar as vias respiratórias, entre outros. Por isso, não se deve eliminar a tosse por completo, pois ela é importante para forçar o nosso corpo a expulsar organismos nocivos das vias respiratórias.

A melhor forma de eliminar a tosse, é combater o distúrbrio que está a provocar essa tosse.

Remédio caseiro para a tosse – xarope natural

Este é um remédio caseiro simples de preparar que pode ser feito com ervas naturais.

Ingredientes:

  • 250 ml água;
  • 1 colher de tanchagem;
  • 1 colher de tomilho;
  • 1 colher de chá de salva (seca);
  • 100g cebola picada;
  • 100g açúcar.

Como preparar:

Introduzir todos os ingredientes numa panela ao lume, até ferver. Deve deixar ferver até que todo o açúcar fique dissolvido. Após isso, apague o lume e deixe o preparado esfriar. Pode armazenar este xarope num recipiente de vidro e conservar no frio, durante no máximo, uma semana.

A tanchagem tem um sabor amargo que a criança pode não gostar. Se for difícil beber este preparado devido ao sabor amargo, pode sempre não usar a tanchagem.

Como tomar este remédio caseiro:

A posologia depende da idade da criança que irá tomar.

– Menos de 3 anos: Uma colher pequena por dia, e se a tosse presistir, aumentar para no máximo 2 colheres pequenas por dia.

– Entre 3 a 10 anos: Uma colher de sopa, três vezes por dia.

– A partir dos 11 anos: Duas colheres de sopa, três vezes por dia.

Remédio caseiro com cebola para tosse presistente

Ingredientes:

  • 1 cebola média;
  • 750 ml de água.

Como preparar e como usar:

Coloque ao lume a água com a cebola cortada, e deixe cozer até que fique quase toda desfeita. Assim que tiver bem cozida, deve coer o preparado. Ensope um pano na água onde cozeu a cebola, e deixe escorrer por cima do peito da criança, durante algum tempo. (Cuidado para não queimar!)


O pano serve como um broncodilatador, e o ácido da cebola, ajuda a abrir e desentupir as vias respiratórias, aliviando assim a tosse.

O cheiro característico da cebola ajuda a tornar o catarro mais líquido para facilitar a excressão.

Xarope de Rábano para a tosse

Deve cortar um rábano em pedaços pequenos e colocar mel por cima. Deixe essa mistura atuar durante 12 horas conservando na geladeira. Antes de cada refeição, deve tomar uma colher deste xarope. Este suco acalma a tosse, abre os brônquios e previne ataques de tosse.

Xarope de Passas

Coloque numa panela com água a ferver, uma colher de mel, uma mão cheia de camomila, malvaísco e passas de uvas. Depois de ferver durante 5 minutos, deixe repousar, esfriar e coe. De hora a hora, a criança deve tomar 1 colher deste xarope para acalmar a tosse.

O efeito calmante desta mistura evita ataques de tosse e ainda alivia as vias respiratórias.

Dicas para aliviar tosse nas crianças e bebês

Algumas das ações dos adultos perto dos bebês e das crianças, podem piorar a situação clínica e causar ainda mais tosse, como é o caso do fumo do tabaco. Assim, é importante que evite fumar perto das crianças, ou manter as crianças em locais expostos ao fumo do tabaco.

A ingestão de bebidas quentes é bastante importante para hidratar e liquidificar o catarro.

O local onde está a criança deve estar úmido para facilitar a respiração – Isso pode ser feito utilizando um umidificador ou com água a ferver com uma folha de eucalipto, para libertar vapores de água com cheiro a eucalipto.

Se sair à rua, não se esqueça de tapar, com um cachecol, por exemplo, o pescoço, nariz e garganta da criança.

Quando a criança estiver deitada, deve ter a cabeça elevada, usando uma almofada alta, ou duas almofadas. Com a cabeça mais elevada será mais fácil respirar e evitar os ataques de tosse.

Para o caso de bebês, a infusão mais eficaz no controlo da tosse, é a de alcaçuz ou regaliz. Esta planta tem propriedades antibacterianas que ajudam a aliviar a tosse no bebê.

Uma colher de mel, limão e azeite de oliva pode ajudar a aliviar a tosse e a suavizar a garganta. Basta misturar estes 3 ingredientes numa taça e dar uma colher de chá de vez em quando. Para além de ser um calmante da tosse, ainda ajuda a suavizar a dor sentida de tanto tossir.

ATENÇÃO: Para bebês com menos de 1 ano, não deve utilizar mel!