Home > Chás > Remédios caseiros e chás para os gases

Remédios caseiros e chás para os gases

Os gases intestinais podem ser desagradáveis em vários momentos e podem até vir acompanhados de cólicas (dores de barriga).

Também conhecido como flatulência, estes gases podem surgir durante a ingestão de alimentos através do ar que também é ingerido juntamente com o alimento durante uma refeição. Isto acontece quando se come com uma velocidade elevada. Outro fator que também pode levar à formação de gases no intestino e inchaço da barriga é a fermentação dos alimentos na digestão que leva não só ao excesso de gasos no intestino como também no estômago.

Os remédios naturais, nomeadamente alguns chás, podem ser bastante úteis no alívio do excesso de gases intestinais, como é o caso do chá de erva-doce ou um chá com uma mistura de várias ervas.

As ervas utilizadas nos chás para este tipo de situações são de fácil acesso em qualquer ervanária ou superfície comercial que tenha chás à venda. São também de fácil preparação e bastante úteis no alívio de gases. Veja então os remédios caseiros que ajudam a eliminar os gases:

5 remédios caseiros e chás para os gases intestinais

Ao todo são 4 chás e 1 exercício que poderá fazer em casa para conseguir eliminar o excesso de gases que tem no seu intestino. Experimente pelo menos 2 destes métodos e verá a eficácia no alívio dos gases.

Nota: Nos chás apresentados abaixo, evite o uso de açúcar em qualquer um deles, pois o açúcar promove a formação de gases.

#1. Chá de mistura de lúpulo, camomila e funcho para os gases

Este chá tem propriedades antiespasmódicas e calmantes que vão diminuir os movimentos involuntários do intestino, ajudando assim a reduzir os gases e a evita-los.

Para preparar este chá basta colocar 1 xícara e meia de água a ferver e assim que começar a ferver, desligar o lume e adicionar:

  • 1 colher (de sopa) de flores secas de camomila;
  • 1 colher (de sopa) de sementes de funcho;
  • 1 colher (de chá) de lúpulo.

Já com o lume desligado, tape e deixe arrefecer. Quando estiver morno, basta coar e beba o chá. Deve beber ao longo do dia 3 xícaras deste chá.

#2. Chá de folhas de abacateiro alivia os gases

Estas folhas têm propriedades diuréticas e têm componentes com a capacidade de acalmar o sistema gastrointestinal. Assim, são uma mais valia no tratamento do excesso de gases no intestino.

Neste chá são usadas 50g de folhas de abacateiro em 1 litro de água que deve ferver com as folhas durante 5 minutos no mínimo. Após fervido, deixe descansar durante 10 minutos à temperatura ambiente. Passado esse tempo, está pronto a beber.

Este chá deve ser bebido de hora em hora para aliviar o excesso de gases


#3. Chá de erva-doce ajuda nos gases intestinais

Este chá é também importante no alivio das dores de barriga (cólicas), possuindo atividade anti-espasmódica reduzindo essencialmente a flatulência.

Deve adicionar uma colher de chá de erva-doce a uma xícara de água já fervida e deixar repousar durante 10 minutos. Após esse período, está pronto para coar e beber.

#4. Cardomomo para aliviar excesso de gases

O cardomomo ajuda a aliviar inchaço na barriga, excesso de gases e outros sintomas de mal-estar.

Um chá com 2g de sementes de cardamomo bebido após as refeições, pode ajudar a eliviar os sintomas de gases intestinais.

Adicione o cardamomo a água já fervida e deixe repousar durante 10 a 15 minutos. Após esse período de espera, tal como nos outros chás, basta coar e ingerir após as refeições.

IMPORTANTE: Cuidado com o excesso neste chá, pois uma dosagem mais elevada pode provocar vômitos.

#5. Genciana – Um chá que controla os gases no intestino

Por fim, o chá de genciana, é um remédio caseiro excelente no tratamento de gases a nível do estômago e intestino. Esta planta começou a ser utilizada há centenas de anos atrás no tratamento de problemas digestivos, e ainda hoje em dia é bastante utilizada em chá.

A sua eficácia já foi comprovada cientificamente, por isso é um dos chás preferidos de muitas pessoas no tratamento destes problemas.

Assim, 1 grama de raízes secas de genciana deve ser adicionada a 200 ml de água já fervida ficando a mistura em repouso durante 10 minutos. Passado esse tempo, deverá coar e ingerir 1 xícara deste chá por dia, antes das principais refeições.

Exercício eficaz para aliviar os gases

Através de exercício físico é possível aliviar os gases intestinais. Uma simples caminhada pode ser suficiente para estimular os movimentos do intestino e assim ajudar a expulsar o excesso de gases nele contido.

Porém, existe um exercício que pode fazer em casa, sem qualquer problema, que é igualmente eficaz no alivio do gases.

Deite-se numa superfície plana de barriga para cima. De seguida, deverá dobrar as suas pernas e apertá-las contra a barriga de forma a pressioná-la. Mantenha-se nessa posição durante 10 segundo. Repita o exercício no mínimo 10 vezes seguidas para conseguir eliminar todo o excesso de gases.

Não só os chás e este exercício poderá ser suficiente para tratar do excesso de gases. A ingestão de água é igualmente um procedimento importante no alívio desta situação assim como andar de bicicleta e ingestão de alimentos com muita fibra, como é o caso de frutas e legumes com folhas escuras uma vez que controlam a produção de gases intestinais.

Alimentos a evitar que causam gases

Alguns alimentos também aumentam a quantidade de gases, por isso é importante evitar o consumo de:

  • Repolho;
  • Grão;
  • Feijão;
  • Refrigerantes;
  • Brócolis;
  • Lentilhas.