O infarto – ou ataque cardíaco – surge sem aviso prévio e ataca “repentinamente”. No Brasil e em Portugal, a maior causa de morte é precisamente o Infarto!
É muito importante que fique alerta a alguns sinais que o seu corpo dá quando está prestes a sofrer um infarte ou ataque cardíaco!
Para melhor entendermos o que está a acontecer durante um infarto, é importante entender que o sangue é o correio do oxigénio e dióxido de carbono… Ora veja o circuito no nosso corpo:
O sangue é bombeado pelo coração para todo o nosso corpo. Ao passar pelos vasos sanguíneos nas diferentes partes do corpo, existem trocas constantes de oxigénio e dióxido de carbono entre os glóbulos vermelhos do sangue, e as células em redor dos vasos sanguíneos. Ou seja, as células devolvem o dióxido de carbono ao sangue, e o sangue fornece novo oxigénio a essas células.
O sangue carregado de dióxido de carbono, retoma ao coração, e vai ser bombeado por um novo caminho: Este sangue com dióxido de carbono (sangue venoso), vai seguir o caminho até aos pulmões, que estão cheios de oxigénio, pois você acabou de inspirar.
Nos pulmões, o sangue entrega o dióxido de carbono que pegou das células, e enche de oxigénio. Este sangue, carregado de oxigénio (chamado sangue arterial), regressa ao coração para ser bombeado para o resto do corpo e assim voltar a fazer trocas gasosas com as células, como explicamos no início.
Como ocorre o Infarto?
Depois de entendermos como circula o sangue no nosso corpo, estamos prontos para entender o que acontece num infarto.
Como foi dito, o sangue quando passa pelos pulmões, fica carregado de oxigénio, e regressa ao coração. Porém, quando a artéria está bloqueada, e esse regresso não ocorre, ou não acontece nas melhores condições, o oxigénio presente no sangue, não irá chegar às células do coração.
Assim, este órgão começa a danificar-se de forma permanente, podendo levar até à morte celular do músculo cardíaco.
O que dá origem a esse bloqueio?
A própria pessoa e os seus maus hábitos de vida são o principal responsável deste problema.
Como assim, maus hábitos? – Fumar, consumir bebidas alcoólicas, ter uma vida sedentária e praticar pouco exercício físico, praticar uma alimentação rica em gorduras e pouco saudável, ter o colesterol elevado – Todas aquelas condições que todos nós conhecemos como “hábitos maus ou pouco saudáveis de vida”.
Situações de estresse podem levar à contração das artérias, impedindo que o sangue circule normalmente, obstruindo assim a sua passagem para o órgão vital.
Os sinais que indicam um infarto ou ataque cardíaco
Apesar de termos dito que ele aparece sem aviso prévio, na verdade, existem alguns sinais que podem indicar o início de um infarto! É importante estar atento a eles, por isso tome nota:
#1. Dor no peito – pode ser infarto?
É o sintoma clássico que muitas pessoas usam como alerta – a dor no peito. Sim, pode ser sinal de infarto, principalmente quando a dor começa a “fugir” também para o braço esquerdo, incluíndo o ombro.
Os pacientes que sofrem com esta dor no peito por infarto, descrevem como uma pressão forte, como se estivessem a apertar ou pressionar o coração.
#2. Dores de estômago e enjoos
Como mecanismo de defesa, o corpo dá alguns sinais, como é o caso das naúseas ou vômitos. Se este sintoma surgir acompanhado de outros característicos de infartos, então fique alerta!
#3. Palpitações frequentes
Na presença do infarto, surgem arritmias. Essas arritmias vão gerar palpitações, que ocorrem no mesmo momento do ataque cardíaco.
#4. Dificuldade em respirar
Se o coração não está funcionando corretamente, com a dificuldade do sangue a chegar a este órgão, então os pulmões também não vão entrar num bom ritmo. Esta situação vai levar à falta de ar.
#5. Suor e transpiração
É mais um dos sinais do corpo de que está sofrendo um infarto. Os suores começam a aparecer e vem sempre acompanhado de outros sinais característicos de um infarto.
#6. Fraqueza repentina
Sente-se normal e do nada fica extremamente fraco? É característico da falta de oxigénio no coração, e por isso pode ser um sinal do infarto. Porém, nem todas as pessoas que passam por um infarto têm este sintoma.
#7. Tonturas
Este sinal nunca vem sozinho, mas pode também surgir no momento de um infarto. Muito devido à falta de oxigenação das células no cérebro tambén.
#8. Desmaios
O infarto pode levar a uma paragem cardíaca e assim originar um desmaio.
#9. Tosse seca
É mais um dos sintomas que não vem sozinho, mas pode surgir na hora do infarto. Devido ao aperto dos pulmões, a pessoa começa a tossir sem controlo.
#10. Ansiedade nas mulheres
Foi realizado um estudo no Canadá, que comprovou que algumas mulheres, antes de sentirem um infarto, passam por períodos muito agitados e de ansiedade. Por vezes, estão já sofrendo um infarto, e está sendo confundido com uma crise de ansiedade.
Veja também: Ataque Cardíaco ou Infarto – Causas, Sintomas, Como Agir e Como Evitar

