No final do nosso tubo digestivo, onde termina o intestino, surge o reto e o ânus.
Neste local existem veias, como em qualquer parte do nosso corpo, e quando existe um esforço aumentado (p.ex: quando está no banheiro e faz muito esforço para evacuar; durante o parto, etc…), o sangue fica acumulado nesse local e não retorna.
Assim, o sangue que ficou acumulado na veia hemorroidária (veias terminais que se localizam na saída do ânus), podendo causar uma inflamação.
Desta forma surgem as hemorróidas que surgem graças à dilatação das veias localizadas no reto e no ânus que podem causar sangramentos e/ou inflamações.
Causas das Hemorroidas
Existem várias causas que podem desenvolver hemorroidas. Cerca de metade das pessoas que têm mais de 55 anos, sofrem com este problema que causa alguns incómodos.
Estas são as principais causas que levam ao aparecimento das hemorroidas:
- Gravidez;
- Esforço no parto;
- Diarreia constante;
- Não defecar quando está com vontade, segurando as fezes;
- Fazer muita força quando vai evacuar;
- Prisão de ventre (constipação do intestino);
- Alimentação com poucas fibras;
- Pouca ingestão de água;
- Cirrose;
- Fumar;
- Antecedentes familiares;
- Permanecer muito tempo sentado no vaso sanitário;
- Pratica de sexo anal.
Sintomas das Hemorroidas
Existem dois tipos de Hemorroidas, podendo ser classificadas como Internas ou Externas.
Veja também: Diferenças entre Hemorroida interna e externa e seus tratamentos
Alguns pacientes que sofrem de hemorroidas nem apresentam sintomas, ou apresentam apenas sinais ligeiros. Por exemplo, no caso das hemorroidas internas, o mais frequente é aparecer sangue nas fezes após evacuar.
Veja também: Sangue nas fezes – O que pode ser?
Para além de notar sangue nas fezes, por vezes também é visível sangue no papel higiénico após se limpar.
Ao contrário das hemorroidas internas, as externas sim apresentam mais sintomas, que para além do sangue visível, também causam uma dor anal ao evacuar e mesmo ao sentar. A coceira na região é também um sintoma bastante frequente.
Para além desses sintomas, é fácil identificar a hemorroida externa, uma vez que ela é facilmente visível no exterior do ânus e inclusive também é possível sentir ao toque.
Geralmente, o sangramento causado pelas hemorroidas não é muito, apenas sai um pouco de sangue. Mas se for muito frequente esse sangramento e se for muito sangue, cuidado! A perda de todo esse sangue pode levar ao surgimento de anemias.
Algumas pessoas também confundem a fissura anal com hemorridas. Uma fissura anal também causa dor e sangramento. Neste caso de fissura, a dor costuma ser mais forte e o sangue costuma ser menos! É importante não confundir! Por isso, se surgir sangue nas fezes, ou qualquer outro problema a nível anal, o melhor mesmo será consultar o seu médico para que ele possa verificar a situação e aplicar o tratamento mais recomendado.

