Home > Medicamentos > Tratamento e remédios para as Hemorroidas

Tratamento e remédios para as Hemorroidas

Bastante incomodativo, as hemorroidas também causam dor e podem ser identificadas quando se verifica sangue nas fezes. Devido ao desconforto, este problema “obriga” à procura de um tratamento para aliviar os sintomas sentidos.

Muitas pessoas desconhecem que têm hemorroidas por serem assintomáticas (quando são hemorroidas internas), mas surge preocupações quando começa a surgir sangue nas fezes. Também por não conhecerem a principais causas das hemorroidas, não associam diversos episódios pessoais ao aparecimento desse problema.

Veja também: Principais Sintomas e Causas das Hemorroidas

Antes de iniciar o tratamento, é importante saber se tem hemorroidas internas ou externas, mas é muito fácil de identificar, tudo depende da localização das hemorroidas, sendo que as internas se localizam, como o próprio nome diz, no interior, e as externas, no exterior do ânus.

Veja também: Diferenças entre Hemorroidas internas e externas

Quem sofre com este tipo de problema, sabe bem o sofrimento que passa, e por isso procura desesperadamente um tratamento. Existem sim alguns tratamentos eficazes contra a hemorroida, que aliviam os sintomas e ajudam a melhorar a situação clínica.

Tratamentos

Antes de indicar os remédios, existem algumas dicas que deverá seguir para tratar ou aliviar a hemorroida.

A alimentação

A dor sentida no local, é devido a uma pressão ou esforço que se faz, por exemplo, quando está a evacuar. Desta forma, para reduzir esse esforço, o importante é ter uma alimentação que facilite a saída das fezes e não o obrigue a fazer muito esforço, por isso, a ingestão de muita água e alimentos ricos em fibras, vai ajudar no evacuamento, evitando ainda a prisão de ventre que também piora a hemorroida.


Deve ter preferência por frutas (com casca), vegetais verdes (quanto mais escuro melhor), leguminosas, cereais integrais, etc.

Banho de imersão

Encher a banheira de água quente, e tomar um banho de imersão, é um excelente tratamento natural para as hemorroidas! Desta forma vai conseguir eliminar os sintomas provocados por este problema.

Boa higiene

Para além das informações já referidas anteriormente, manter uma boa higiene na região afetada ajuda a diminuir os sintomas sentidos e a não piorar a situação.

Pomadas para Hemorroidas

Existem pomadas capazes de aliviar os sintomas, através da contração dos vasos sanguíneos, elas são:

  • Hemovirtus;
  • Proctosan;
  • Proctyl.

Pomada caseira para hemorroidas

Muitas pessoas preferem remédios naturais em vez de medicamentos da farmácia. Para as hemorroidas existe uma pomada que pode ser feita em casa, basta que consiga os ingredientes seguintes:

  • Parafina líquida;
  • Glicerina;
  • Hammamélis.

Basta misturar todos estes ingredientes até formar uma pasta. Numa farmácia também pode pedir que juntem estes ingredientes para formar o preparado para si!

Cirurgia

Em último caso, deverá ser ponderada a hipótese de recorrer a uma cirurgia para eliminar as hemorroidas. A operação deverá ser feita quando o estado deste problema está bastante avançado e grave, numa situação em que o paciente não tolere as dores nem o desconforto sentido.

Deverá conversar com o seu médico para considerar este método de tratamento, sendo que é o mais eficaz onde é possível eliminar por completo as hemorroidas, quer sejam internas ou externas, e assim vai conseguir afastar na totalidade este problema, não sofrendo mais com esta situação.