Quem nunca desejou ter um rosto limpo, simples, bonito e perfeito? Ter a pele cuidada é o desejo de muitas pessoas, principalmente nas mulheres, mas nem sempre é possível! Alguns maus hábitos que temos no nosso dia a dia vão prejudicar a nossa pele causando um maior e mais rápido envelhecimento.
É lógico que o envelhecimento da pele é natural e que é difícil ou impossível controlar isso, mas podemos retardar esse envelhecimento evitando que ele aconteça de uma forma precoce! Vamos indicar-lhe alguns hábitos incorretos que provavelmente está fazendo e que estão provocando o envelhecimento precoce da sua pele deixando-a menos agradável.
1. Poucas horas de sono e estresse afetam a qualidade da pele
Um estudo publicado em 2014, verificou que pessoas que dormem melhor, tiveram um envelhecimento mais lento da sua pele comparando com quem dorme mal. Esse mesmo estudo verificou que quem dorme mal, teve níveis de TEWL (Transepidermal water loss), ou seja, perda de água do interior do corpo através da pele, piorando o aspeto da pele. Verificou-se também que quem dorme melhor, teve 30% uma melhor recuperação da barreira da epiderme comparativamente com quem dorme mal. Quando as pessoas do estudo foram submetidas à exposição de luz ultravioleta, também tiveram uma recuperação muito superior em relação a quem dorme mal. Por fim, quem dorme melhor, teve uma melhor perceção da aparência da sua pele e da sua atratividade física, comparativamente com quem dorme mal.
Assim, pode-se concluir que dormir mal está associado ao aumento de sinais de pele envelhecida, a uma diminuição da função da barreira da epiderme e ainda tem uma pior satisfação da sua aparência. Evite poucas horas de sono, deite-se mais cedo e durma mais e melhor para melhorar o aspeto da sua pele.
Um estilo de vida estressante pode levar ao desenvolver de uma resposta inflamatória no seu corpo, acabando também por prejudicar os seus hábitos de sono. Os hormônios do estresse e a resposta inflamatória podem envelhecer o seu corpo e a sua pele mais rápido.
2. Beber álcool e cafeína
A ingestão de álcool desidrata excessivamente o seu corpo. Ao longo do tempo tempo, essa desidratação vai fazer com que a sua pele ceda e perca a forma natural, acabando por quebrar e dando um aspeto seco e envelhecido. Existem pesquisas, como é o caso deste estudo, que indica que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas danificam a pele. A cafeína pode ter um efeito semelhante , embora haja pesquisas conflitantes sobre se o consumo diário de café causa rugas.
3. Falta de uso de protetor solar
Se tem por hábito frequentar a praia, a piscina, ou qualquer outro local em que fica algumas horas ao sol, tenha sempre em atenção para levar consigo o protetor solar! Ficar com um lindo bronze é o grande desejo de muitas pessoas, mas queimar diretamente ao sol, não é o ideal. Use protetor solar diariamente. Se está calor, se o sol está forte, proteja-se! Não é apenas na praia que o sol queima! Ele também queima o dia a dia, na rua, a dirigir, etc… Os raios solares danificam bastante a pele! Sem um bom protetor solar, a sua pele vai ficar envelhecida muito rapidamente, conforme pode verificar neste estudo, que revela que a exposição solar causa danos na pele.
4. Fumar e fumo do tabaco
Quem fuma já tem conhecimento dos malefícios que está causando no seu próprio corpo. Não vamos aqui dar-lhe uma lição de quanto o tabaco prejudica o organismo humano porque certamente já sabe tudo isso, mas se está com cuidados em manter uma pele limpa e brilhante e continua a fumar, é porque provavelmente não sabia disso: Fumar prejudica toda a pele do seu corpo, causando um envelhecimento precoce! Enquanto fuma, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos, e desta forma, a quantidade de oxigénio que chega aos órgãos do corpo humano é menor, e a pele não é exceção! Pouco oxigénio na pele vai provocar um envelhecimento precoce, para além de que o fumo do tabaco também prejudica a produção de colágeno na pele (proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele). O mesmo se aplica a quem está exposto ao fumo do tabaco diariamente, mesmo sem ser fumador… Se é o seu caso, evite isso! Existem vários estudos que confirmam estas situações, como estes 2: “Parar de fumar rejuvenesce a pele”; Alterações faciais causadas pelo fumo: uma comparação entre gêmeos idênticos fumantes e não fumantes.
5. Alimentação não saudável ou pouco saudável
Algumas dietas para perder peso pode ser eficazes mas prejudiciais a outros níveis. Dietas de “emagrecimento rápido” podem ser pobres em alguns nutrientes que são essenciais para manter a flacidez da pele do rosto e de todo o corpo. Dessa forma, uma dieta com poucos nutrientes, vai contribuir para o envelhecimento da sua pele. Faça dietas equilibradas e variadas, ricas em todos os nutrientes e usando o exercício físico que também ajuda a ficar com uma pele mais bonita e brilhante! Um estudo sobre A ligação entre nutrição e envelhecimento da pele, relaciona o estado nutricional do indivíduo com a sua pele.
Para além de dever evitar estes hábitos que causam o envelhecimento precoce da sua pele, deve ainda ter uma rotina saudável, consultar o seu médico, realizar exames que despistem eventuais problemas de saúde que possam estar prejudicando a aparência da pele.

