Home > Beleza e Cosmética > Tratamento para as estrias

Tratamento para as estrias


Esteticamente feias, as estrias são aqueles riscos brancos que aparecem normalmente na barriga, coxas e ancas. É muito provável que uma mulher que já esteve grávida, apresente estrias.

Estas marcas que aparecem no corpo, apesar de serem mais frequentes nas mulheres, também surgem nos homens. Elas são cicatrizes de tamanhos variados resultantes de uma quebra das fibras de colágeno da pele, normalmente devido à ocorrência de distensões musculares.

No inicio do seu aparecimento, as estrias surgem vermelhas ou roxas. Com o passar do tempo, essas estrias novas vão ganhando a cor branca. Assim, as estrias que apresentem uma cor esbranquiçada, são estrias já mais antigas.

Tratamento para eliminar estrias

Dependendo do tipo de estria, da sua cor e da sua largura, é possível fazer tratamentos naturais ou tratamentos com a ajuda médica. Geralmente, os tratamentos caseiros para as estrias são feitos quando elas são recentes e podem ter bons resultados. No caso de estrias maiores, já brancas, o ideal será consultar um profissional da pele (dermatologista) para que ele possa indicar a melhor forma de remover as estrias.

Eliminar estrias vermelhas

Quando as estrias ainda são recentes, ou seja, com cor vermelha ou arroxeada, é possível tratar através de:

  • Esfoliação: Faça o seu próprio esfoliante em casa – use 1 colher de sopa de açúcar e um pouco de óleo de amêndoas doces. Passe essa mistura no local onde tem as estrias todos os dias e com o tempo vai ver que as cicatrizes vão desaparecendo. Com esta esfoliação, irá remover células mortas que estejam à superfície da pele, e ainda desgastar um pouco da pele mais superficial. Desta forma, está a “obrigar” à formação de uma nova camada de pele por cima das estrias, fazendo com que elas desapareçam.
  • Use um creme: Existem vários cremes que podem ser usados para as estrias. O melhor será um creme prescrito por um dermatologista. Os cremes para as estrias vão atuar como hidratantes contendo também vitaminas A, C, D e E que vão ajudar na renovação da pele.
  • Creme caseiro para estrias: Para além dos cremes que o dermatologista possa prescrever, também pode fazer o seu próprio creme caseiro. Para isso só precisa fazer uma mistura de creme nívea, 100 ml de óleo de amêndoas doces, algumas gotas (cerca de 1 ml) de Arovit (Vitamina A), e um pouco de hipoglos. Deverá aplicar esta mistura em todos os locais que contém estrias, fazendo pressão contra elas. Este creme também pode ser aplicado para prevenir as estrias.

Estes tratamentos apenas são eficazes contra as estrias vermelhas. Nas estrias brancas não têm grande efeito.


Eliminar estrias brancas

Se já tiver com estrias brancas, que são mais antigas, deverá fazer um tratamento diferente do anterior. Existem vários tipos de tratamento, mas antes de iniciar qualquer um, deve conversar com um médico dermatologista para lhe aconselhar qual o melhor tratamento para remover as estrias.

Estes são alguns dos tratamentos utilizados na remoção de estrias brancas:

  • Carboxiterapia: É um tratamento utilizado para remover estrias brancas, onde são aplicadas injeções, debaixo da pele, com dióxido de carbono medicinal. O aspeto das estrias melhora devido a uma reativação da microcirculação promovida pelo dióxido de carbono. Este tratamento deve ser feito em 4 a 6 sessões de 30 minutos cada.
  • Dermoabrasão: Atua como uma esfoliação, removendo as camadas superficiais da pele, mascarando a forma da estria e dando um aspeto mais suave.
  • Peeling: Consiste em remover a camada fina da pele (agindo como um esfoliante), utilizando uma substância química aplicada na pele. Normalmente este tratamento é feito com ácido tricloroacético.
  • Laser CO2 fracionado: Este processo promove a produção de colágeno no interior da pele sem remover a camada fina da superfície. Para além de ser utilizado no tratamento das estrias, este processo também é feito para destruir rugas e cicatrizes.
  • Skin roller ou Medical Roll-Cit: Neste processo é utilizado um rolo que contem várias agulhas minúsculas que entram na pele de forma a obrigá-la a regenerar a partir do seu interior. Desta forma vai cicatrizando e produzindo colágeno e elastina. Este tratamento é feito com anestesia local e os resultados começam a aparecer passados cerca de 5 dias.

Existem ainda outros procedimentos no tratamento da eliminação de estrias brancas, mas estes são os mais frequentes! Não realize nenhum destes tratamentos sem antes consultas um médico dermatologista! São tratamentos muito precisos e que requerem a ajuda e o cuidado de um profissional na área. Para além disso, é necessário conhecer o seu tipo de estrias e a gravidade da situação para saber qual é o método mais eficaz.

Os resultados nestes tratamentos não aparecem de imediato, apenas são visíveis com o passar do tempo e alguns deles após várias sessões de tratamento. Ainda assim, para obter melhores resultados na remoção das suas estrias, o mais indicado será fazer outros tratamentos e aplicar cremes hidratantes e com vitamina A na região das estrias.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *