Home > Beleza e Cosmética > Escleroterapia – O que é e Como Funciona

Escleroterapia – O que é e Como Funciona

As varizes são muito indesejáveis entre as mulheres, e a escleroterapia pode ser a solução para esse problema.

Surgem principalmente nas pernas de indivíduos do sexo feminino, e têm um aspeto “feio”. As varizes afetam cerca de metade das mulheres com idade superior a 40 anos, e cerca de 85% das mulheres acima dos 55 anos.

Uma das técnicas utilizadas a nível clínico para eliminar estas marcas nas pernas, é a escleroterapia. Embora talvez pouco falada, tem demonstrado resultados significativos e satisfatórios na maioria dos utentes.

O que é a Escleroterapia?

A escleroterapia é um procedimento clínico realizado pelo médico angiologista (responsável por doenças de vasos sanguíneos), que tem como finalidade o tratamento das varizes de forma a reduzi-las ou eliminar por completo, quando possível.

Como funciona a Escleroterapia?

Neste tratamento, o angiologista injeta um composto químico (através de uma seringa), diretamente na variz. O tratamento deverá ser repetido durante algumas semanas, em várias sessões. – Também existe tratamento com laser, que por vezes é utilizado ao mesmo tempo que as injeções.

As injeções são feitas com espuma ou glicose e com as aplicações e continuação das sessões, vão diminuindo. Sendo que as mais pequenas acabam por desaparecer mesmo, e as maiores vão ficando cada vez mais pequenas.

A substância quando entra na veia, vai fazer com que a veia se contraia e acaba por fechar – assim, a veia desaparece com o tempo. Quando a veia fecha, o sangue já não vai poder passar mais por aquele local e assim essa variz não se forma mais.

A Escleroterapia dói?

Algumas pessoas têm medo deste procedimento porque ele é realizado sem qualquer anestesia, e receiam sentir alguma dor.


É verdade que irá sentir algo, porém, é suportável por qualquer pessoa. A dor sentida é apenas da “picada” da agulha ao inserir na veia, e ao introduzir a substância é possível também sentir uma ligeira queimação ou ardor, que vai aliviando passado alguns minutos, desaparecendo passadas algumas horas.

Quanto tempo dura este tratamento?

Cada sessão tem a duração de cerca 20-40 minutos, dependendo do grau e quantidade de varizes. As sessões devem ser repetidas semanalmente. Porém, os resultados não são vistos logo na primeira sessão.

  • Para varizes mais pequenas, são necessárias cerca de 4 a 6 semanas até começarem a desaparecer.
  • Nas varizes grandes, a sua diminuição começa a ser vista a partir de 2-3 meses, sendo que passado 4-6 meses a eficácia é mais notória.

Resultados da Escleroterapia

Muitas pessoas questionam-se se será que a escleroterapia funciona mesmo. Apesar da sua alta eficácia, é certo que não pode ser considerado totalmente eficaz, porém, tem excelentes resultados.

Os resultados mais eficazes são em veias pequenas (até 3 mm), sendo possível eliminar totalmente. Já nos vasos maiores, a sua remoção não é de todo fácil, leva algum tempo, e antes de ser eliminado, é necessário reduzir o seu tamanho.

O tratamento com espuma é utilizado para varizes muito grandes e grossas. Não demonstra grande eficácia a eliminar as varizes mas serve para diminui-las.

O tratamento com laser, é mais simples e assim a sua eficácia não é tão grande. Serve para os vasinhos mais pequenos, mas muitas vezes é utilizado apenas como uma “ajuda” para o tratamento com injeção.

Ainda assim, os resultados observados são mais eficazes e satisfatórios em pessoas que adotam um estilo de vida saudável e combatem as varizes através de outros métodos naturais.

Veja também: Remédios Caseiros para as Varizes

Portanto, é importante que mantenha uma alimentação saudável, pratique exercício físico (caminhadas principalmente), se necessário recorra ao uso de meias de compressão. Evite também permanecer muito tempo em pé, ou até mesmo sentado! Tenha moderação em tudo!

É também importante assinalar que, o tratamento com escleroterapia não vai prevenir o aparecimento de futuras varizes! Elimina as já existentes, e evita que a variz apareça no mesmo local.