Home > Alimentação > Comer pão engorda?

Comer pão engorda?


Será que engordamos ao comer pão? Com toda a certeza já se perguntou muitas vezes se o pão que ingere faz bem ou se pelo contrário irá fazer mal à sua saúde e ainda fazê-lo ganhar uns quilos a mais, certo? Será que a história de que o pão engorda é mesmo real? Ou será apenas um mito? Neste artigo vamos mostrar-lhe os prós e os contras da ingestão do pão e da forma correta como o devemos fazer!

O pão é um alimento que engorda? Devemos consumir numa dieta? Qual o melhor pão para comer?

Na vida apressada de todos os dias, é normal que por vezes não fazemos uma alimentação adequada e não consumimos aquilo que devíamos, mas sim o que se come mais rápido por nos ocupar menos tempo e por conseguinte, isso é o que nos faz pior! Desta forma, acabamos sempre por ingerir grandes quantidades de pão! O pão é um alimento muito fácil de comer e quando já se encontra preparado, é só cortar, juntar um acompanhamento rápido e em segundos fica pronto a comer! O que poupa imenso tempo e facilita o nosso dia-a-dia… Para além disso, o pão é muito saboroso e apetecível a qualquer hora do dia, mas por vezes é acompanhado de outros produtos que contêm excesso de gordura e que não nos saciam, abrindo por vezes ainda mais o apeteite e não nos alimentam!

O pão sempre teve um lugar de destaque na nossa mesa e quando aliado a outros hidratos de carbono, como sendo as massas e/ou o arroz, as batatas, acaba por ser um alimento que vai sim engordar! Desta forma, podemos considerar o pão como um alimento que engorda! Outra forma muito comum de o consumir pão é durante o café da manhã! Nessa hora do dia, sabe muito bem um café e um pão torrado barrado do com muita manteiga que muitas pessoas consideram quanto mais melhor, pelo excelente sabor que ela apresenta… Porém, essa prática também não é o ideal nem a melhor forma de consumirmos pão! Mais uma vez, este é um exemplo de como o pão faz engordar: cheio de manteiga!

Uma vez que o consumo de pão é inevitável nas nossas vidas, torna-se de vital importância que consumamos o pão de uma forma correta e evitar o consumo excessivo de açúcares e de hidratos de carbono que não possuam fibra. Ao escolher o seu pão, deve procurar um pão integral sem açúcar adicionados, ou de centeio, com sementes ou oleaginosas como sendo as nozes e outras, em vez do pão branco, composto essencialmente por farinhas refinadas que não aportam qualquer valor nutricional e não são benéficos para a nossa saúde. De qualquer forma mesmo que consumamos o pão saudável é preciso não esquecer que não devemos comer quantidades e porções excessivas, porque até mesmo neste tipo de pão saudável, os hidratos de carbono e os açúcares mantêm-se, e igualmente as calorias.


O que podemos comer com o pão?

O pior que há no pão, é aquilo que você coloca nele para acompanhar! Principalmente as manteigas! Quando come hidratos de carbono (batata, massas, arroz, etc) deve evitar o pão! Uma alimentação com hidratos de carbono não necessita de mais ingestão de pão… Esse sim é um dos casos em que o pão engorda.

O pão deve ser consumido com fontes de proteína de qualidade, como sendo carne, peixe, ovos, queijo, fiambres magros, quer ao almoço, quer ao jantar e ainda nas refeições intercalares. Estes acompanhamentos tornam-se essenciais no controle do peso e na boa manutenção da massa muscular.

O consumo de pão integral é benéfico no controle de peso, porque nos sacia mais, o que faz com que o alimento leve mais tempo a ser digerido pelo organismo. Por outro lado o consumo destes cereais integrais podem reduzir significativamente o risco de doenças cardio-vasculares, bem como da diabetes. Provavelmente e aliado a estes bons hábitos de consumo deste cereais terá que haver uma vida de hábitos saudáveis, uma vez que por si só o consumo de cereais integrais não iria reduzir o risco dessas doenças.

Podemos então concluir sobre a ingestão de pão:

O pão e os cereais integrais são uma boa opção quer seja no café da manhã, ou ao lanche, mas evite comê-los à hora das principais refeições, almoço e jantar.

Se não tiver pão, não opte pelas bolachas ou por outros hidratos de carbono que contenham valores elevados de glicémia e/ou outros produtos de pastelaria. O pão é sem dúvida o alimento que nutricionalmente é o mais equilibrado de consumir, relativamente à semelhança de outros alimentos.

Como já dissemos deve ser consumido em doses normais, não excessivamente, principalmente por quem tenha uma  vida sedentária e não faz qualquer exercício físico. Se comer e não gastar as calorias, é certo que engorda, porque o consumo é superior ao gasto de energia! Caso não consiga reduzir o pão, este deve ser consumido durante o café da manhã e na hora do lanche, mas mantenha-o longe, ao almoço e ao jantar!

Por último, e devido à enorme variedade que temos no mercado, deve optar pelo pão rústico, com sementes, sempre que possível e evitar os pães brancos e altamente processados com farinhas muito refinadas e branqueadas, que vêm carregadas de gorduras e açúcares.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *