Muitas pessoas associam a uma dor no peito a um problema cardíaco. Embora possa ser possível, nem sempre tem que indicar essa situação!
Existem várias causas possíveis que podem dar origem a uma dor no peito. Enquanto algumas dessas causas podem indicar condições graves, a maior parte não se revela prejudicial.
A dor no peito é a segunda maior causa de visitas aos Hospitais na América, dando origem a mais de 8 milhões de consultas por ano, devido a esta situação.
Causas de dor no peito – O que pode ser?
Veja também: Dor do lado direito do peito – O que pode ser?
Devido a ser no local do coração, a dor no peito causa muita preocupação entre as pessoas. Por vezes sente-se o desconforto na região torácica mas não sabemos ao certo o que pode ser. Por isso procuramos ajuda ou informações acerca do que se possa tratar a dor no peito, uma vez que nem sempre significará problemas de coração.
Logo de seguida estão indicadas algumas das possíveis causas, de uma dor no peito:
1. Tensão muscular
A inflamação dos músculos e tendões ao redor das costelas, pode resultar em dor torácica persistente. Se a dor piorar com a atividade física, então poderá estar mesmo perante uma tensão muscular.
2. Costelas feridas ou partidas
Se existir alguma lesão nas costelas, como é o caso de contusões ou fraturas, isso pode dar origem a uma dor forte no peito. Se tiver com uma costela quebrada, deve ter sentido uma dor extrema ou até mesmo ouvido uma costela a rachar.
3. Asma
A asma, uma doença bastante conhecida, é caracterizada por um problema respiratório através da inflamação das vias aéreas. Esta condição pode dar origem a dores no peito. Para além das dores, pode ter outros sintomas como falta de ar, tosse e chiado no peito.
4. Pulmão colapsado
Quando o ar se acumula no espaço entre os pulmões e costelas, um pulmão pode entrar em colapso, causando uma dor no peito súbita ao respirar.
Durante um colapso pulmonar, a pessoa também irá sentir um cansaço extremo, a frequência cardíaca a acelerar e falta de ar.
5. Costocondrite
Esta doença é uma inflamação da cartilagem da caixa torácica. A costocondrite pode dar origem a dor no peito e piorar quando está sentado ou deitado. Durante a atividade física também pode sentir uma dor no peito associado à costocondrite.
6. Úlceras pépticas
Estas úlceras são feridas no revestimento do estômago. As úlceras apesar de causarem algum desconforto e dor, não é tão intensa. Ainda assim, as úlceras pépticas podem dar origem a um desconforto recorrente no peito.
O uso de antiácidos pode aliviar as dores sentidas devido à úlcera péptica.
7. Hérnia hiatal
Numa hérnia hiatal, parte do estômago é empurrado para cima, para a região do peito. Esta hérnia é bastante comum e numa fase inicial pode nem causar quaisquer sintomas. No entanto, se a parte superior do estômago for para a parte inferior do tórax depois de comer, pode causar azia e outros problemas que vão dar origem a dor no peito.
8. Tuberculose
A tuberculose é causada por bactérias que crescem nos pulmões. O seu crescimento pode dar origem a sintomas como tosse forte, tosse com sangue, cuspir sangue e até mesmo dor no peito.
9. Prolapso da válvula mitral
Este problema tem como sintomas palpitações cardíacas, tonturas e dor no peito. É uma doença em que uma válvula no coração não fecha completamente dando origem aos referidos sintomas.
10. Ataque de pânico
Um ataque de pânico pode ser acompanhado de dor no peito, para além de náuseas, tonturas, suores excessivos, palpitações, batimentos cardíacos irregulares e medo.
11. Pericardite
É chamada de pericardite à inflamação do saco ao redor do coração. Essa inflamação pode dar origem a dor torácica aguda, que agrava com a inspiração de ar ou até mesmo ao se deitar.
12. Rutura do esôfago
O esôfago é o tubo por onde passa a comida depois de a engolirmos. Se esse tubo rebentar, pode dar origem a uma dor forte de peito na região torácica. Esta situação pode ocorrer após um surto de vômito intenso ou de uma cirurgia nessa região.
13. Pneumonia
É uma das possíveis causas de dor no peito. A pneumonia é uma infeção pulmonar que causa outros sintomas como febre, calafrios, tosse com expetoração, entre outros.
14. Embolia pulmonar
Quando um coágulo de sangue fica preso numa arteira que leva o sangue para os pulmões, dá origem a uma embolia pulmonar. Esta situação causa dor no peito, dificuldade em respirar e tosse com sangue. Se esta situação não for tratada imediatamente, pode ser fatal.
15. Ataque cardíaco
Um ataque cardíaco é o que assusta muitas pessoas. A dor no peito realmente é um dos principais sintomas deste problema de saúde.
Sendo um problema fatal, quando suspeita de algo deve ir imediatamente ao médico, sendo que deve também ficar atento aos outros sintomas que possam surgir juntamente com a dor no peito.
Para além do desconforto na região torácica, um ataque cardíaco também tem como sintomas dor na mandíbula, pescoço ou costas, tonturas ou fraqueza, dor nos braços ou ombros, náuseas, vômitos e falta de ar.
Obter tratamento imediato aumenta as chances de sobrevivência de uma pessoa que possa estar a sofrer um ataque cardíaco. Se tiver vários sintomas destes, procure com máxima urgência um pronto-socorro.
16. Miocardite
A miocardite é uma inflamação no coração, dando origem a sintomas semelhantes a um ataque cardíaco, tais como:
- Dor no peito;
- Febre;
- Problemas em respirar;
- Cansaço extremo;
- Pulsação acelerada
17. Angina
Quando está com angina, sente uma dor ou pressão forte no peito, como se estivesse a apertar. Acontece quando o sangue que chega ao coração é insuficiente. Uma pessoa nesta situação também pode sentir dor nos ombros, costas, pescoço ou braços.
18. Pressão arterial elevada
Quando a pressão sanguínea se encontra elevada, também pode dar origem a um desconforto e dor no peito.
Dor no peito – Devo ir ao médico?
Muitas pessoas ficam na dúvida se a dor que estão sentido é suficiente para ter que ir com urgência a um hospital. Na verdade, sentir dor já não é normal, e quando é dor no peito, é sempre preocupante.
Se sente alguma dor no peito repentinamente, deve sempre procurar um médico. A situação pode ser mais grave se juntamente com essa dor no peito tiver dificuldades em respirar, febre ou tonturas.
Situações em que deve procurar ajuda médica com urgência
Em determinadas situações pode correr perigo de vida. Portanto, se juntamente com a dor no peito sentir algum dos seguintes sintomas, procure urgentemente um médico:
- Sensação de pressão, queimação ou aperto no peito;
- Dor que se espalha pelo braço ou costas;
- Batimentos cardíacos acelerados e incertos;
- Dificuldade em respirar.
Nem sempre uma dor no peito indica uma situação grave, nem muito menos têm que significar um ataque cardíaco. Contudo, a maior causa de morte em alguns países, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, é mesmo o ataque cardíaco.
Assim, se não tem a certeza de onde vem a sua dor no peito, ou se sente algo estranho, o melhor será procurar assistência médica com urgência.

