Home > Mulher > Gravidez > Enjoos na gravidez – Como aliviar e o que fazer

Enjoos na gravidez – Como aliviar e o que fazer

É muito frequente durante a gravidez começarem a surgir enjoos. 87% das mulheres grávidas sofrem com este problema.

Muitas vezes, são os enjoos que alertam a mulher de que pode estar grávida, e assim descobrem que um novo membro está chegando.

Devido ao enorme desconforto causado, aos problemas sentidos e ao incómodo no dia a dia, as mulheres procuram ajuda para saber como aliviar os enjoos, ou o que tomar.

Como deve saber, durante a gravidez é bastante perigoso tomar medicamentos ou outras substâncias, neste caso, para aliviar os enjoos… Mas aqui neste artigo irá ficar a saber o que pode tomar e o que pode fazer para aliviar a gravidez.

Uma das principais questões que muitas mulheres se fazem, ainda mesmo antes de engravidarem, ou para poderem tirar conclusões sobre a sua gravidez é:

Em que mês ou semana começam os enjoos da gravidez?

Esta é uma das perguntas que as mulheres fazem acerca deste assunto: Quando vão aparecer os enjoos?

Geralmente, é a partir da 3ª semana de gestação que surgem os primeiros vômitos. Porém, não é assim para todas as mulheres… Algumas podem começar a sentir os primeiros enjoos logo a seguir à 2ª semana de gravidez.

Por começar tão cedo, estes enjoos podem ser um indicativo de que a mulher está grávida!

Causas dos enjoos na gravidez

Quando ocorre uma gravidez, o hormônio Gonadotrofina coriónica humana (hCG), e a progesterona, vão aumentar os seus níveis de forma a gerar e a desenvolver o ovo formado, para dar origem ao bebé.

Estes hormônios são os principais responsáveis dos incómodos sentidos na mulher. O mais frequente é a má disposição vir acompanhada de vômitos logo pela manhã, porém, também pode surgir a qualquer hora do dia.

Para além dos vômitos, estes hormônios também provocam outras alterações incomodativas, tais como: alterações de humor, cansaço, peito sensível e sono.

Veja também: Como saber s eestou grávida – Sintomas da gravidez.

Até quando duram os enjoos da gravidez?

As náuseas estão associadas apenas ao inicio da graivez. Aquilo que provoca os enjoos, são cheiros que ficam mais apurados, uma vez que a sensibilidade do olfato aumenta. Ou seja, a mulher grávida irá sentir com mais intensidade os cheiros, acabando por se sentir enjoada e mal disposta.

Este aumento da sensibilidade dos cheiros costuma durar até à 20ª semana de gravidez, após isso a sensibilidade diminui, regredindo os enjoos frequentes.

As náuseas vão desaparecer totalmente após as primeiras semanas de gravidez, ou diminuem de forma significativa a partir do 4º mês de gravidez.

Deve-se ir ao médico com enjoos na gravidez?

Normalmente os vômitos estão associados a outro tipo de problemas (gastrointestinais, infeções, febres, diarreias, dor de barriga, etc)… Mas na gravidez, não é nenhum desses problemas que está causando os vômitos.

É importante que o médico tenha conhecimento de que está com vômitos devido à gravidez, mas não deve ser visto como uma doença.

Deverá sim informar rapidamente o seu médico se juntamente com os seus vômitos, tiver algum dos sintomas referidos anteriormente.

Um caso mais grave que aí sim, deverá procurar um médico com urgência, será quando a grávida não consegue ingerir quaisquer alimentos ou líquidos, vomitando logo de seguida. Nesta ocasião, a mulher acaba mesmo por perder peso, causando desidratação dela mesma e do embrião.


Se durante a gravidez, os vômitos forem intensos, constantes e já perdeu 2 kg, então sim, é importante e URGENTE ir ao médico – pois pode estar perante um caso de hiperemese gravídica.

Hiperemese Gravídica

É uma situação rara, ocorrendo apenas em cerca de 1-3% das mulheres, porém, pode existir, sendo caracterizada por vômitos frequentes e constantes, que não aliviam com tratamentos.

Neste caso a grávida não consegue ingerir quaisquer alimentos ou líquidos, por isso deverá ficar internada no hospital, a levar soro no sangue com fluidos e nutrientes essenciais e necessários.

Tratamento para aliviar enjoos da gravidez

A pior altura dos enjoos na gravidez é são os primeiros três meses. Este trimestre é também importante porque é o início da formação do feto.

Por ser o início de tudo, é muito importante evitar quaisquer medicamentos sem a indicação do médico!

Apesar de ser bastante incomodativo e causar um enorme desconforto, as nauseas e vômitos na gravidez podem ser evitadas alterando os seus costumes do dia a dia.

Assim, para evitar enjoos na gravidez, siga as nossas dicas:

  • Não faça grandes refeições – O estômago está sensível e o esvaziamento é lento. Vai ser menos pesado fazer refeições pequenas do que encher o estômago todo de uma vez;
  • A fome também pode dar origem a nauseas – Procure alimentar-se sempre que estiver bem, em pequenas quantidades, para evitar passar períodos de fome, e assim evitar os enjoos;
  • Não coma perto da hora de dormir – Se for dormir, não coma antes de deitar. O comer e deitar logo de seguida pode desencadear enjoos e vômitos;
  • Não seja você a cozinhar – Existem situações em que terá que ser você mesma a cozinhar, mas se tiver oportunidade, peça a alguém para cozinhar (p.ex: o seu companheiro, ou algum familiar). Os cheiros da comida enquanto cozinha podem ser enjoativos para a grávida e provocar vômitos;
  • Esteja sempre hidratada – Esta “regra” é fundamental em qualquer estágio da nossa vida. Se está grávida, então é ainda mais importante beber água! Beba muita água durante todo o dia. Para além disso, durante os vômitos é perdida muita água, por isso é importante repôr todos os líquidos perdidos;
  • Perceba aquilo que lhe causa enjoo – Algum cheiro característico a deixa enjoada? Alguma comida deixa com nauseas? O calor a deixa com vontade de vomitar? O frio é incomodo e dá voltas ao estômago? Se souber o que é, evite a todo o custo!;
  • Não se canse – O cansaço também pode ser uma “ajuda” para os vômitos surgirem. Pequenas caminhadas lentas são benéficas, mas não corra ao ponto de ficar totalmente fatigada, podendo causar vômito;
  • Comer antes de levantar, pode ajudar – Se quando você acorda, não sente enjoo, mas logo que levanta, ele aparece, então pode ser fome! Deixe perto da sua cama, uma bolachas de água e sal, ou algo que possa comer logo de manhã cedo. Assim que acordar, antes de levantar, coma 2 bolachas para que o estômago reconheça a comida, e só depois se levanta!

É fundamental saber tudo aquilo que está ajudando ou piorando os enjoos. É importante se conhecer a si mesma e ter conhecimento do que não é bom para si. Evite tudo aquilo que está piorando a sua situação, e faça aquilo que considera ser melhor para si!

Se mesmo com as nossas dicas, as suas nauseas não melhoraram, então o melhor será consultar o médico para que ele possa receitar algum remédio indicado para o seu caso. Existem vários medicamentos para aliviar os enjoos, mas na situação de uma grávida, a situação é mais delicada, e é importante que seja o seu médico, que tenha conhecimento do seu historial, a receitar o remédio indicado para os seus enjoos.