O osso do esterno ou mais comummente conhecido como o osso do peito, é o osso que atravessa o nosso peito e no qual estão ligadas as 7 primeiras costelas, através de cartilagem. Este osso também assim chamado é um osso chato e longo.
Esta ligação entre o osso e a cartilagem forma uma conexão entre as costelas e o esterno, da seguinte forma:
A articulação esternocostal (parte do corpo localizada entre as costelas e o esterno) junta-se ao esterno e à cartilagem.
A articulação costocondral (relativo a uma costela e à sua cartilagem), une essa mesma cartilagem às costelas.
Uma vez que as costelas estão ligadas por cartilagem, por vezes ouvimos o nosso esterno estalando, mas o que se ouve na realidade são as articulações esternocostais e costocondrais como se fosse um click.
Estes estalos podem ocorrer espontaneamente, embora se desconheça o que faz com que as articulações estalem e produzam certos e determinados sons.
A não ser que cause algum tipo de dor ou se a pessoa sentir inchaço ou desconforto, não haverá motivos para preocupação.
Normalmente esta condição acontece com a movimentação do corpo, como quando se respira fundo ou se faz alongamentos do corpo.
Quais as causas e o que faz o esterno estalar?
Várias podem ser as condições que favorecem este tipo de ocorrência, tais como:
1. Fraturas
Estas condições podem ser causadas por fratura do esterno ou osso do peito, que normalmente é causada por quebra directa do osso.
Deste modo o inchaço associado a este trauma, pode ser igualmente uma das causas dos estalos produzidos no esterno.
De qualquer forma sempre que ocorra uma fratura do esterno ou de qualquer outro osso do nosso corpo o médico deve ser consultado para verificar e inspecionar a gravidade da fratura.
2. Tensão muscular e articular
Tensão muscular e articular pode fazer com que o esterno estoure devido ao esticamento dos músculos e das articulações, que causando inchaço pode parecer uma fractura mas que na realidade não é.
Mesmo que não se trate de uma fractura o médico deverá ser sempre consultado, sempre que haja dor e/ou estalido no peito. Para afastar qualquer suspeita de algo mais grave.
3. Costocondrite
Esta é uma condição em que os sintomas são difíceis de distinguir de outras dores no peito, como sendo o caso de ataque cardíaco que também dá uma dor parecida, no peito.
A inflamação da cartilagem que liga o esterno à costela chama-se de costocondrite.
Neste caso, é de muitíssima importância procurar o especialista de saúde de imediato.
4. Ansiedade
Sempre que a ansiedade dificulte ou impossibilite as duas atividades diárias, o médico deverá ser consultado.
O estresse é tido como uma das principais causas que agrava os estalos no esterno e aumenta a dor e o inchaço nessa área, principalmente se durante um ataque de pânico.
Veja também: Ansiedade – Causas, Sintomas, Tratamentos e Dicas
5. Contração muscular
Contração ou espasmo muscular acontece quando um músculo súbita e involuntariamente se contrai. Esta condição acaba por limitar a flexibilidade das articulações, deixando os músculos tensos.
O espasmo muscular pode por isso fazer com que as articulações junto ao esterno sejam deslocadas, isto é fiquem fora do lugar.
Esta condição pode ser a causa do estalo do esterno, causando dor e incómodo para a pessoa.
Por esta razão o especialista de saúde deverá ser consultado, uma vez que esta dor pode ser confundida com as dores de coração e de pulmão, pelo que é imprescindível o aconselhamento médico.
6. Desencaixe do osso
Se houver o desencaixe do esterno este fica geralmente separado da clavícula que por sua vez se une ao ombro.
Da mesma forma que isto pode acontecer, o mesmo se passa com as costelas e o esterno, que se podem igualmente desunir.
Nesta condição, e como os ossos se separam, um som de estalo é produzido.
Caso se verifique esta situação o médico deverá ser consultado, para que não hajam dúvidas se houve a perfuração de um pulmão ou uma costela que se terá fracturado.
7. Síndrome de Tietze
Em tudo semelhante à costocondrite, a Síndrome de Tietze ocorre comummente na juventude, no sexo feminino e reflete-se na 3ª e 4ª costelas.
Apresenta inchaço, dor e sensibilidade, é uma inflamação da cartilagem que une as costelas ao esterno.
Embora possa desaparecer ao fim de algumas semanas, deverá ir ao médico caso a dor não desapareça, findo esse período.
8. Artrite
A artrite é uma condição médica que se produz na articulação esternoclavicular (junção entre a clavícula e o esterno). Normalmente esta condição não lesa o esterno.
No entanto, e como a cartilagem pode estar desgastada, caso o paciente sofra de artrite generalizada, um estalo no esterno pode ser produzido devido à deterioração da cartilagem.
9. Fragilidade e/ou instabilidade do esterno
Se houver fragilidade do esterno após uma cirurgia ao tórax, é muito normal que haja uma instabilidade no osso do peito, após esse procedimento médico.
Esta condição também pode provocar um click ou estalo no esterno.
10. Calcificação da cartilagem
Outra condição associada ao estalo no esterno, é a chamada calcificação da cartilagem, que é um acréscimo de cálcio em excesso que se deposita nessa área.
O cálcio calcificado, que se fragmenta em pequenos pedaços, acaba quebrando a cartilagem, e que desgastam as articulações. O estalo produzido no esterno pode advir do desgaste da cartilagem.
Tratamento para o estalo no esterno
Inchaço e e inflamação podem em muitas situações estar associados ao estalo do esterno. A toma de medicamentos anti-inflamatórios de venda livre, como o ibuprofeno e o naproxeno, ou então um analgésico como o paracetamol. O descanso e repouso também são bastante aconselhados.
Na maioria dos casos ter um estalo no esterno ou no osso do peito não é motivo para alarme.
Os estalos ou estalidos podem vir a desaparecer com o decorrer do tratamento em apenas algumas semanas. No entanto, e caso sinta dor, inchaço e o incómodo seja grande e o impeça de cuidar das suas tarefas diárias, deve procurar ajuda médica especializada, para que atempadamente se faça o diagnóstico, se saiba a causa e o tratamento adequados, para a sua cura definitiva.
Se o médico conseguir determinar a causa subjacente ao que provoca o estalo do esterno, o tratamento prescrito ajudará a tratar os sintomas.


