É muito doloroso e incomodativo uma fibromialgia, não permite descansar, causa imenso mau estar e pode até causar ansiedade e depressão devido às dores que não passam.
É uma doença que não tem cura, mas o alívio dos sintomas é uma excelente forma de tratar a situação e viver cada dia com qualidade sem que se volte a lembrar das fortes dores que a fibromialgia lhe causa.
Apesar de ser mais frequente nas mulheres com idades entre os 35 e os 60 anos, os homens também sofrem com este problema.
Sintomas da fibromialgia
As dores nos músculos é o principal sintoma, mas para além disso também pode sentir:
- Insônias e dificuldade em dormir;
- Cansaço quando acorda, com sensação de que não dormiu nada;
- Cansaço constante durante todo o dia;
- Sonolência;
- Rigidez muscular;
- Dores de cabeça frequentes;
- Tonturas;
- Perda de memória;
- Concentração fraca;
- Ansiedade e depressão;
- Diarreia ou prisão de ventre;
- Pés e mãos com formigamento.
Alguns pacientes que sofrem de fibromialgia queixam-se que as dores costumam ser mais fortes no período matinal.
Onde é a dor da fibromialgia
A dor costuma ser mais forte ao toque. A fibromialgia ataca não só os músculos como também os tendões, e isso dificulta bastante o dia-a-dia de qualquer pessoa que sofra com esta doença, não podendo realizar as suas tarefas habituais, ou realizando com bastante esforço e dores.
Essas dores normalmente costumam ser nas costas, logo abaixo do pescoço e ombros, ou na região lombar. Também é comum que apareçam dores nas articulações.
Causas da fibromialgia
Não existe nenhuma causa aparente para o aparecimento da fibromialgia. Apenas o que se sabe, é que o cérebro dos pacientes que estão sofrendo com este problema, tem uma sensação mais forte a dor.
Geralmente esta alteração pode acontecer após infeções graves ou traumatismos psicológicos.
A fibromialgia tem períodos que aparece com mais intensidade e outros em que está mais calma. Normalmente sente-se maior dor quando passa por situações de elevado estresse, quando há alterações de clima – por vezes algumas pessoas quando sentem dor no joelho à noite, está associado a uma descida de temperatura e presença de chuva no dia seguinte.
Dormir mal durante a noite, descansando poucas horas, ou permanecer numa posição desconfortável também pode originar uma fibromialgia.
Tratamentos
Uma pessoa que sofra de fibromialgia deve ser vigiado por um médico reumatologista, por um fisioterapeuta e por vezes por um psiquiatra.
Os tratamentos para esta patologia são à base de:
- Medicamentos;
- Fisioterapia;
- Psicoterapia.
Remédios para a Fibromialgia
Em relação aos medicamentos para a fibromialgia, não serão só remédios para as dores sentidas como também para tratamento de depressões, uma vez que estes remédios atuam no Sistema Nervoso Central e serão benéficos para o tratamento da dor, assim como para controlar possíveis depressões que possam existir.
Os mais indicados para a situação são medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Quando estes medicamentos não são eficazes no controlo da dor, o médico prescreve remédios anti-parkisonianos e antidepressivos.
Meicamentos antidepressivos ou para baixar a ansiedade e controlar problemas do sono também podem ser receitados se o paciente sentir formigamento.
Fisioterapia para Fibromialgia
A fisioterapia é bastante utilizada e recomendada no tratamento da Fibromialgia. Devem ser feitas no mínimo 2 sessões por semana fazendo exercícios de relaxamento, massagens e alongamentos para alívio e controlo da dor.
Atividade Física
É certo e mais que comprovado todos os benefícios da atividade física, e para o tratamento desta patologia, não deixa de ser diferente.
Apesar de ser bastante importante, deverá consultar um especialista para saber que exercícios se adequam melhor à sua situação.
Geralmente, exercícios como caminhadas, natação e hidroginástica são sempre bons para alívio dos sintomas e bem aceites pelos pacientes em geral.
Alimentação para Fibromialgia
Para esta doença, é essencial que faça uma dieta onde existam alimentos ricos em magnésio, potássio e ômega 3.
O magnésio dos alimentos vão ser uma excelente ajuda no relaxamento muscular. Abacate, beterraba e brócolis são exemplo de alguns alimentos ricos em magnésio.
O potássio mantém os músculos firmes e rijos para evitar cãibras e dores desnecessárias. Banana, papaia, ervilhas e frutos secos são alguns alimentos ricos em potássio.
O ômega-3 também tem imensos benefícios para a saúde no que diz respeito à saúde mental. Para além disso é um excelente anti-inflamatório que ajuda no alívio da dor. O ômega-3 está presente nos peixes (salmão, sardinha) e nas nozes.
Fibromialgia Aposenta?
Muitas pessoas sofrem bastante com fibromialgias e estão limitadas no seu trabalho. É do interesse do paciente uma aposentadoria mais cedo que o habitual.
É possível que esta doença possa garantir uma aposentadoria para algumas pessoas. Para conseguir essa aposentadoria, deverá ser vigiado por um médico especialista e comprovado pelo mesmo através de uma perícia agendada no INSS.
Pessoas que sofram de fibromialgia também podem beneficiar do auxílio-doença no período em que estiver limitado ao trabalho devido às dores sentidas pela fibromialgia.

