Home > Chás > Remédios Caseiros para a dor de garganta

Remédios Caseiros para a dor de garganta

A dor de garganta causa indisposição, dor e dificuldade em engolir. Ela pode surgir de um resfriado, se apanhar demasiado calor ou frio, em estados gripais ou apenas devido rouquidão ou catarro do fumador.

Outros casos possíveis são as laringites, as faringites e as amigdalites que causam grande desconforto e irritam a garganta, provocando dores no corpo e febres altas.

Estes são alguns dos sintomas que indiciam que está com a garganta inflamada.  Se os sintomas persistirem deve consultar um especialista de saúde que fará alguns exames para um diagnóstico mais rigoroso (médico).

Veja aqui neste artigo algumas dicas e truques de remédios caseiros para acabar com a dor de garganta.

Veja também: Amigdalite – Dor de Garganta – Causas, Sintomas e Tratamento

Remédios caseiros para tratamento da dor de garganta

Existe inúmeros remédios caseiros que podemos usar para aliviar os sintomas de uma dor de garganta sem termos que recorrer a um especialista de saúde.

Por vezes a inflamação ou irritação deve-se a estados gripais ou a situações em que as condições atmosféricas propiciam a garganta inflamada devido ao tempo muito seco, que seca a mucosa, e irrita a garganta.

Confira aqui algumas dicas e remédios caseiros para a dor de garganta

1. Gengibre

Como é do conhecimento geral o gengibre tem um forte poder anti-inflamatório, pelo que se torna um grande aliado no combate à garganta inflamada.

Corte um pedaço de gengibre fresco com cerca de 5cm e leve a ferver com 2 ou 3  xícaras de água e deixe ferver por 5 minutos. Desligue o lume e deixe amornar por 10 minutos. Coe e sirva. Se estiver um pouco amargo pode juntar um pouco de mel.

2. Cebola, Limão e Orégano

Faça ferver um litro de água com uma cebola média sem casca e meia colher de sopa de orégano. Deixe ferver a mistura durante aproximadamente 7 minutos. Desligue o lume e coe. Ao preparado junte o suco de 3 limões.

Com esta infusão gargareje 2 x ao dia.


3. Água Morna e Sal

A água salgada faz diminuir o inchaço e a garganta inflamada, por conta do sal, que alivia a dor de garganta e descongestiona o nariz entupido limpando as vias respiratórias.

1 xícara de água morna e1/2 colher de chá de sal.

Preparação

Faça ferver a água e deixe amornar juntando de seguida a 1/2 colher chá de sal num copo de vidro. Pode gargarejar no máximo 3x ao dia. Não deve ultrapassar esta quantidade.

4. Mel e Limão

Faça ferver uma xícara de água. Retire do lume e junte uma colher de chá de mel, uma colher de chá de suco de limão. Deixe arrefecer um pouco e beba aos poucos, chupando uma fatia de limão fresco.

5. Chá de Eucalipto

Faça ferver uma xícara de água. Desligue o lume quando ferver. Adicione uma colher de sopa de folhas de eucalipto picadas. Deixe repousar até a infusão amornar. Coe com um pano poroso bem limpo e beba. Pode acrescentar gotas de limão e mel se preferir ao gosto forte do eucalipto.

Pode beber o chá 3x ao dia. Não exceda a dose recomendada.

MUITO IMPORTANTE: Este chá não deve ser tomado por gestantes ou lactantes e crianças até 2 anos não devem consumir este chá. Se não tiver a certeza deve consultar primeiro um médico, antes de se auto-medicar, mesmo que opte pelos tratamentos naturais!

6. Frutas ácidas ou cítricas

Frutas cítricas como o abacaxi, o limão, a laranja e a acerola para citar apenas algumas, são benéficas para desinflamar a garganta e aliviar a dor.

Pode beber-se o suco até no máximo de 4 x ao dia. De notar que a maçã também é uma óptima opção para a dor de garganta, pois lubrifica as cordas vocais aliviando a dor.

Existem ainda outros remédios caseiros igualmente eficazes no combate à dor de garganta, como a canja de galinha, a menta ou mentol e o suco de toranja, bem como o chá de camomila, e o gargarejo com bicabornato de sódio.

Pode a todo tempo misturar alguns ingredientes naturais, caso estes não façam o efeito desejado. Tenha em mente que os principais remédios caseiros assentam todos ou quase todos na mesma base: sal, vinagre de maçã, bicarbonato de sódio, limão e mel, quer em infusões, chás ou simplesmente para bochechar.