Home > Problemas de Saúde > Rouquidão – Causas, Sintomas, Tratamentos e Prevenção

Rouquidão – Causas, Sintomas, Tratamentos e Prevenção


Está com problemas na voz? Perdeu o som e agora ficou rouco? Exposições prolongadas a ambientes gelados ou a ingestão de bebidas geladas podem ser causas de uma rouquidão. Porém, se esteve a gritar ou a esforçar a voz de forma indevida, essa também pode ser a causa da alteração existente no seu tom de voz.

A rouquidão é uma alteração no timbre da voz que afeta a estrutura ou a função da laringe. Quando existe esta disfonia, existe a formação de um inchaço nas cordas vocais que impede o seu correto funcionamento, alterando a nossa voz e o som com quem ela sai.

Causas da Rouquidão

Existem imensas causas que levam a esta disfonia, nomeadamente algum tipo de infecção ou inflamação da laringe, a sua obstrução assim como algum trauma que tenha sofrido, as alergias também são causas bastante frequentes da rouquidão. Não são só estes fatores os principais causadores deste problema, muitas pessoas que respiram ar seco ou poluído também podem sofrer deste problema, tendo em conta que é um dos grandes fatores que pode causar distúrbios, assim como a exposição repentina ao ar frio também pode causar problemas sérios na laringe.

Esforçar muito a voz, gritar, cantar e tentar alterar a voz de forma a imitar diversos sons também são fatores comuns que levam ao aparecimento da voz rouca.

No caso das crianças, esta situação pode acontecer por outras causas como por exemplo, o mau uso da voz, muitas vezes as crianças na brincadeira começam a fazer imitações, pode ser por questões de problemas com hormônios, o mais importante é que no caso das crianças em praticamente todos os casos, esta rouquidão é uma doença benigna e com o tempo passa.

Nos adultos, além de todas as causas externas que já abordamos, a rouquidão pode surgir pelo refluxo do conteúdo ácido do estômago, subindo até à garganta (a conhecida azia), resfriados também são doenças que podem vir acompanhadas deste problema de saúde e no caso das bebidas alcoólicas é preciso ter muito cuidado, porque além de certas bebidas queimarem a laringe, obriga a falar mais alto e consequentemente pode surgir a rouquidão também.

Sintomas da Rouquidão

A rouquidão é uma doença simples bastante fácil de perceber que se está a apoderar das nossas cordas vocais, tendo em conta que a nossa voz começa a sofrer pequenas falhas. Esta voz rouca normalmente vem acompanhada de alguns sintomas de rouquidão, como por exemplo, a tosse, as dores de garganta, dificuldades em engolir, o inchaço do pescoço.

Outros sintomas que estão diretamente ligados aos sintomas da doença da laringe e que podem perfeitamente aparecer são as dores de ouvidos, dificuldades respiratórias, os problemas digestivos e até mesmo febre.

Tratamento sem remédios para Rouquidão

No que toca a tratamentos caseiros para a rouquidão aconselhamos a fazer um repouso da voz, a ingerir muitos líquidos para manter a garganta húmida e hidratada, se fuma evite tocar no tabaco, ou pelo menos reduzir a quantidade que fuma, durante dois ou três dias para melhorar a saúde da sua laringe. Comer frutas com casca também ajuda no tratamento da rouquidão, como é o caso de maçãs, pêras, etc… Rode de vez em quando a região do pescoço a 360º para fazer um relaxamento na zona da garganta.

Tratamento farmacológico para a Rouquidão

Relativamente a medicamentos da farmácia, normalmente a rouquidão passa com antibióticos, mas é necessário que faça uma visita ao médico para ele os prescrever! Contudo, pode sempre pedir ao seu médico para ver a laringe através da laringoscopia.

Quando se trata apenas de uma rouquidão passageira, então nesse caso com o tempo a situação ficará resolvida, porém, pode sempre comprar na farmácia pastilhas para chupar que contém componentes anti-sépticos e anti-inflamatórios ajudando no processo de recuperação da sua garganta e aliviando o incómodo.

Se estiver com a voz rouca, tente colocar em prática as nossas sugestões caseiras, se não passar então aconselhamos a visitar o seu médio.

Prevenção da Rouquidão

No entanto, depois da sua recuperação pode perfeitamente prevenir que esta situação volte a acontecer, e é bem simples! Basta inserir no seu quotidiano algumas atitudes que o vão ajudar. Pode prevenir voltar a passar por uma rouquidão comendo chocolates duas horas antes de uma palestra ou discurso longo, evitar choques térmicos na garganta e a inalação de soro fisiológico para ajudar a desobstruir as vias respiratórias, incluindo a laringe são boas apostas para prevenir a rouquidão.

Em dias mais frios use cachecol para tapar o pescoço e evitar que o frio e o vento atinjam diretamente a sua garganta. Não ingira bebidas geladas para evitar lesões na laringe e consequentes problemas a nível da voz!

Não faça esforços com a sua voz desnecessariamente, evitando gritar ou alterar a voz.

No que diz respeito a tabaco e ingestão de bebidas alcoolicas nem vale a pena referir, certo? Todo este tipo de substância maliciosa está proibida no seu dia-a-dia se não pretende sofrer com problemas de voz!


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *