Home > Problemas de Saúde > Dor nas Pernas – Causas e Tratamentos

Dor nas Pernas – Causas e Tratamentos

Especialmente as mulheres sofrem com dor nas pernas, mas as causas podem ser muito variadas.

Infelizmente este problema de saúde é comum na vida de muitas pessoas. É uma dor incomodativa que por vezes parece não existir posição ou forma de relaxar as pernas e fazê-las descansar ou deixar de sentir a dor.

São várias as doenças ou situações clínicas que podem promover as dores sentidas nos membros inferiores. Ainda assim, quando a causa é conhecida, pode ser possível atuar de determinada forma de maneira a aliviar a dor sentida.

Principais causas da dor nas pernas

Se sente dor nas pernas logo de manhã após acordar, pode indicar câimbras ou má circulação. Esta má circulação também causa ores mesmo estando em repouso.

Por outro lado, se sentir dor nas pernas e nas costas ao mesmo tempo, podem ser problemas de coluna.

Causas menos comuns, mas também possíveis, são a doença de lúpus ou a gota – excesso de ácido úrico. Apesar de pouco frequentes, já existiram relatórios de dores nos membros inferiores causados por estas duas doenças.

#1 – Má circulação do sangue

Um problema que surge maioritariamente em pessoas com idade mais avançada, não tem hora do dia para “atacar” e piora sempre que fica algumas horas na mesma posição. A má circulação promove o inchaço dos pés e tornozelos devido à dificuldade que o sangue tem em subir as pernas para retomar ao coração.

Se a dor nas pernas for localizada, o problema poderá ser mais grave e indicar a possível formação de um trombo. Este trombo (coágulo) vai impedir a circulação do sangue num determinado local das pernas. Geralmente esta dor dificulta a movimentação da perna e ocorre com maior frequência na panturrilha.

Como tratar a má circulação?

Nestes casos deve-se ajudar o sangue a retomar ao coração. Visto que não está a ser possível ele subir as pernas, o indicado é deitar de barriga para cima, e manter as pernas subidas, pelo menos durante meia hora.

O uso de meias elásticas (de compressão), para apertar a perna, também são indicadas no tratamento da má circulação, para facilitar o retorno do sangue.

Veja também: Meias de compressão para varizes – Benefícios e riscos

Se suspeitar de um coágulo, deverá ir imediatamente ao médico!


#2 – Problemas nas articulações

A dor nas pernas também pode estar relacionada com alguma dor nos ossos. Esta situação é também mais frequente nos idosos e pode querer indicar a presença de artrites ou artroses. Se for este o caso, o paciente deverá sentir os músculo rígidos logo pela manhã e dor nos joelhos e/ou tornozelos ao se movimentar.

Tratar dor nas articulações das pernas

Na articulação onde sente a dor, deverá colocar um pano quente durante uns 20 min. Uma consulta no médico também é recomendado, pois a prescrição de alguns remédios anti-inflamatórios poderá ser necessária para aliviar as suas dores.

O médico também poderá recomendar o uso de fisioterapia para aliviar o seu mau estar.

#3 – Dores nos músculos das pernas

Por vezes a dor pode ser muscular e não na perna em geral. Esta situação é mais frequente quando existe um esforço físico muito duro, principalmente quando a pessoa não está habituada. Esta situação ocorre quando a pessoa não pratica exercício regularmente, ou aumentou a sua intensidade. O uso inadequado de algum sapato ou sapatilha no decorrer do exercício físico também pode causar mau estar e dor nas pernas.

As cãibras também são problemas nos músculos que surgem nas pernas, muitas vezes durante a noite. Geralmente, ficar em pé e bater com o pé no chão vai ajudar a passar a dor da cãibra instantaneamente.

Como aliviar os problemas musculares nas pernas?

Para não sofrer com problemas de dores nos músculos das pernas, principalmente ao final do dia, é aconselhado tomar um bom banho. Um banho morno, fazendo a água passar nas suas pernas, ou até mesmo de imersão.

Quando for deitar, coloque umas duas almofadas debaixo as suas pernas, ou qualquer outro objeto em que fique com as pernas mais elevadas e confortável. Ter as pernas elevadas ajuda o sangue a retornar ao coração, aliviando a dor do cansaço.

#4 – Problemas de coluna afetam as pernas

Pode ser possível ter dores nas pernas se sofrer com problemas de coluna. Acordar com as pernas dormentes, pode ser um sintoma de problemas de coluna.

Problemas na coluna também fazem doer na nádega, coxas e mais acima perto das costas. As pernas podem se sentir fracas e sentir dor ou sensação de queimação ao andar. Esta situação pode indicar a presença de hérnia de disco.

Veja também: Hérnia de disco – Causas, Sintomas e Tratamentos

Tratamentos para dores nas pernas e coluna

A aplicação e calor na região onde sente a dor é um dos melhores tratamentos a praticar nesta situação. Uma toalha quente ou compressa quente, no local afetado durante 15-30 minutos pode ser uma ajuda no alívio a dor.

É também importante que não realize esforços como levantamento de pesos, arrastar móveis pesados, ou outras situações que impliquem força e pressão nas costas.

A visita ao médico poderá ser uma mais valia nesta situação, assim como a realização de fisioterapia.